Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

11 de Julho de 2012 11h07

Orientadores do Peti de Cuiabá participam de formação continuada

11/07/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810


Quarenta e oito orientadores sociais que atuam no Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti), administrado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e de Desenvolvimento Humano (SMASDH), participam de uma capacitação para o desenvolvimento de suas atividades. A formação acontece nesta quarta-feira (11/07), no Centro de Referência e Atualização do Planalto, em Cuiabá, nos períodos matutino e vespertino.

A gerente do Peti, em Cuiabá, Juscimeire Vieira da Silva, pontua que temas como o perfil do usuário a ser atendido, marketing pessoal e planejamento, oficinas sobre autoestima e liderança, além de ética e o estudo de casos atendidos, fazem parte da programação. “O foco do Peti é o combate ao trabalho infantil, mas diante da demanda e das inúmeras violências o programa hoje já se tornou um serviço de referência para crianças de 7 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social”.

Ela ainda conta que o Peti, hoje, é ofertado nos 13 Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e outras quatro instituições filantrópicas atendendo um total de 2,9 mil pessoas. Esse público recebe acompanhamento da equipe técnica, psicoassistencial, além da transferência de renda, no valor de R$ 40. As crianças e adolescente inseridas no Peti desenvolvem atividades nos eixos pedagógico, cultural e desportivo.

Dentre os profissionais selecionados para o desempenho das atividades no programa estão professores de educação física e pedagogos. A estimativa, de acordo com a gerência do Peti, é de que 70% dos orientadores sociais já estejam desenvolvendo ações há 3 anos na rede de Assistência Social de Cuiabá. “Essa é uma formação, elaborada por nossa equipe técnica, que possibilita o aperfeiçoamento de práticas e conhecimento sobre as mudanças implementadas no programa”, explica.