Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

15 de Fevereiro de 2013 09h26

Operação Curumim encaminha 15 menores aos pais durante o Carnaval

15/02/2013

Secretaria de Comunicação de Cuiabá


Entre os dias 09 e 12 de fevereiro, período em que Cuiabá comemorou o carnaval em sete bairros diferentes, a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano realizou a Operação Curumim, encaminhando 15 crianças e adolescentes que participavam das comemorações aos pais ou responsáveis.
 

A ação ocorreu em conjunto ao Juizado da Infância e Juventude de Cuiabá e espalhou equipes compostas por assistentes sociais, psicólogos e orientadores sociais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). 

O principal foco da Operação Curumim foi reduzir o número de crianças e adolescentes em situação de negligência, abandono, maus tratos, exploração sexual, pedofilia, além da prática de atos infracionais, e/ou envolvidos com o uso de álcool e outras drogas. 

A maioria dos adolescentes, com idades entre 14 e 17 anos, foi encontrada desacompanhada e ingerindo bebidas alcoólicas. Eles foram encaminhados para a central de apoio, onde receberam acolhimento, atendimento alimentação e encaminhamentos devidos. 

A Operação Curumim atendeu a pedido da juíza da Infância e Adolescência da Comarca de Cuiabá, Gleide Bispo, baseada no Art. 70 do Estatuto da Criança e do Adolescente. 

“É dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente”.