Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

03 de Dezembro de 2012 16h52

Operação Ágape é deflagrada para atender população em situação de rua

03/12/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810

Cerca de 25 profissionais da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá participam na data de hoje (03/12) da operação ‘Ágape’ desencadeada conjuntamente com Poder Judiciário, Polícia Civil, Militar, Perícia Criminal (Politec),  Ministério Público, Secretaria Municipal de Saúde, para a realização de abordagem social junto à população que se encontra em situação de rua.

A ação contou ainda com a ajuda voluntária de comunidades terapêuticas como Amor Exigentes, Lar Cristão e Comunidade Limear e se estende durante o período vespertino, até às 16h.  No total, cerca de 60 pessoas estão diretamente envolvidas na atividade.

A operação foi deflagrada – inicialmente – em regiões como o Morro da Luz, região do bairro Bandeirantes, Praças da República e Ipiranga.  O primeiro balanço  aponta que 15 pessoas aceitaram passar pelo processo de abordagem social e foram encaminhadas para o  Centro de Triagem e Abordagem Social da Secretaria de Assistência (instalado às margens da  Estrada da Guia). 

No Centro de Triagem da Assistência todas as pessoas passaram pelo processo de higienização, alimentação e, posteriormente, para os serviços de emissão de confecção de boletins de ocorrência (para aqueles que se encontravam sem nenhuma documentação, assim como verificação de antecedentes criminais).

Na sequência foram encaminhados para atendimento junto ao Núcleo Psicossocial Forense (NUPS) onde foram submetidos à avaliação psiquiátrica para o posterior encaminhamento para internação junto às comunidades ou atendimento na rede pública de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), disponibilizou uma equipe de profissionais para a realização de exames de Aids, hepatites B e C, além de teste de escarro (para o posterior  tratamento da tuberculose).

Conforme o coordenador da Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social, Edilson Proença, diariamente as equipes da Proteção Especial desencadeiam operações de abordagem em cumprimento às determinações do Executivo.

“O prefeito Francisco Galindo e a secretária de Assistência, Regina Kaizer, sempre se mostraram sensíveis a essa questão e a pasta oportuniza atendimento à população que se encontra em situação de rua, promove cursos e atividades, além da inclusão social que é a inserção junto ao mercado formal de trabalho”.

Ele ainda frisou que ações como a desenvolvida na data de hoje são de extrema valia pois a articulação entre os poderes constituídos permite atacar a gênesis do problemas. “Nós temos várias frentes de trabalho e por isso é tão importante esse trabalho de inteligência desenvolvido pelas Apolícias”.

Para o capitão Darwin Salgado, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, a operação também é um importante trabalho preventivo. “Reunimos esforços nesse momento”. Ele frisa ainda que a operação será realizada em outras datas e com a parcerias de outras entidades.