Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

10 de Outubro de 2013 17h57

Núcleo regional discute metas de desenvolvimento para a Baixada Cuiabana

10/10/2013

Renata Neves

Membros do Núcleo Regional de Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da Baixada Cuiabana reuniram-se nesta quinta-feira (10) com o objetivo de definir o plano de trabalho para cumprimento dos Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) conhecidos, no Brasil, como os Oito Jeitos de Mudar o Mundo.

O Núcleo Regional tem o papel de mobilizar e articular governos, empresas e comunidades dos municípios da Baixada Cuiabana para contribuir com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na região.

Segundo o secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá e secretário executivo no núcleo, José Rodrigues Rocha Júnior, as parcerias são fundamentais para a execução das metas. Para garantir melhores resultados, o Núcleo Regional da Baixada Cuiabana está promovendo reuniões descentralizadas, fomentando discussões no âmbito dos municípios.

“Estendemos o convite aos conselhos municipais, secretarias municipais de Cuiabá e federações representantes dos empregadores. É dessa forma que pretendemos continuar: convidando o maior número de instituições para participar conosco na divulgação dessas ações. Nosso objetivo é promover a instalação dos núcleos municipais, pois é nos municípios aonde as coisas irão, de fato, acontecer e se materializar”, declarou o secretário.

ODM

Os ODM são metas pactuadas pelo Brasil e por outros 190 países membros das Nações Unidas para melhorar indicadores sociais, ambientais e econômicos.

São Objetivos do Milênio: Acabar com a pobreza, Educação básica de qualidade para todos, Igualdade entre sexos e valorização da mulher, Reduzir a mortalidade infantil, Melhorar a saúde das gestantes, Combate à Aids, à malária e a outras doenças, Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e finalmente Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. Saiba mais em: http://www.odmbrasil.gov.br/o-brasil-e-os-odm.

Calendário

Durante a reunião, foram definidas as datas das próximas reuniões do núcleo. Elas acontecerão no dia 14 de novembro, em Acorizal, e no dia 5 de dezembro, em Livramento. As reuniões do núcleo estadual serão realizadas nos dias 31 de outubro, em Cáceres, e 1º de novembro, em Sinop.

Ações

Entre as ações definidas no encontro, estão: Promover a realização de oficina de troca de experiências exitosas em âmbito local, capacitar a secretaria executiva para multiplicar a proposta dos ODM e identificar os programas existentes nas instituições públicas e privadas em âmbito municipal