/

20 de Agosto de 2013 15h43

Ministra Tereza Campelo e prefeito Mauro Mendes lançam o Cuiabá Sem Miséria

20/08/2013

Euziany Teodoro


O prefeito Mauro Mendes e a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo, lançaram hoje (20) o programa “Cuiabá Sem Miséria”, que visa a retirar as famílias que vivem abaixo da linha de pobreza extrema da situação em que se encontram.

 

Em Cuiabá, mais de 11 mil pessoas fazem parte dessa faixa social, que vivem com até R$ 70 per capita mensais, de acordo com o Censo do IBGE, de 2010. Atualmente, 8.291 pessoas nesta situação já estão inscritas no Cadastro Único dos Programas Sociais, o CadÚnico, na Capital. A Prefeitura Municipal estima que haja, ainda, cerca de três mil pessoas na mesma situação que não se cadastraram.

 

Além de encontrar essas pessoas e as incluir no CadÚnico, o Cuiabá Sem Miséria envolve vários outros programas sociais e de transferência de renda do governo federal, como o Bolsa Família e o Pronatec. No total, R$ 236 milhões serão investidos, com recursos federais e municipais.

 

O prefeito Mauro Mendes e a ministra Tereza Campelo assinaram o convênio esta manhã. “O Cuiabá Sem Miséria é um programa articulado com os governos federal e estadual que vai implementar politicas já existentes para criar oportunidades para erradicar a pobreza. O município está oferecendo a logística, mobilização e mão de obra”, explicou o prefeito.

 

De acordo com Tereza Campelo, a Capital tem potencial para retirar todas as pessoas que estão abaixo da linha de pobreza da situação em que vivem. “Com renda, oportunidades e com serviços públicos. É assim que estamos trabalhando através do Cuiabá Sem Miséria. Temos condições em Cuiabá de fazer um bom trabalho, pois estão todos no mesmo caminho”, disse ela.

 

“O poder público nada mais faz do que cumprir sua obrigação de criar oportunidades e dar o apoio necessário para que a população viva bem, com conforto e trabalho. A Prefeitura de Cuiabá está cumprindo este papel e ajudando as pessoas a realizar os seus sonhos”, afirmou o secretário de Assistência Social de Cuiabá, José Rodrigues Rocha Junior.

 

A primeira-dama do município, Virginia Mendes, comemora o acordo com o governo federal em prol de ações sociais, as quais sempre apoiou. “O Cuiabá Sem Miséria é a mostra concreta de que a articulação de políticas é a melhor alternativa para o combate a miséria, para a melhoria da qualidade de vida”.

 

Para o prefeito Mauro Mendes, o primeiro passo para que estas famílias mudem sua realidade é acreditar nas possibilidades. “Nós somos do tamanho dos nossos sonhos e Deus estará do lado daqueles que lutarem. O trabalho da Prefeitura de Cuiabá é abrir portas, e isso estamos fazendo”, finalizou.