Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

04 de Julho de 2012 09h43

Ministério do Desenvolvimento Social debate sistemas do CadÚnico e Bolsa Família com gestores de Cuiabá

04/07/2012

Patricia Neves - SMASDH (65) 3645-6810


O Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família e do CadÚnico foram debatidos durante a tarde de terça-feira (03-07) com a técnica Cláudia D’avila, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), os servidores da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá (SMASDH) e um representante da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (SETAS).    A reunião de trabalho foi realizada no auditório da Secretaria de Assistência da capital.

“Esse momento é oportuno para que dúvidas sejam dirimidas. Na verdade, os programas Bolsa Família, o Peti, são clientes do CadÚnico, que já existe desde o ano de 2001”, explica Cláudia. O convite para a palestra foi realizado pelo município durante o Capacita Suas, promovido pela Setas.

Ela ainda pontua que a alimentação do sistema consolida os dados coletados. Na sequência, o poder público pode formular e implementar políticas específicas, que contribuam para a redução das vulnerabilidades sociais a que essas famílias estão expostas.

“Ele ajuda na construção desse processo. Possibilita caracterizar o perfil dos beneficiários, assim como identificar as populações prioritárias em situação de vulnerabilidade social extrema”.

Para Cláudia, o CadÚnico é uma ferramenta eficaz já que permite a convergência de informações que subsidiam ações de ministérios distintos na promoção de qualidade de vida de famílias em situação de extrema vulnerabilidade. “O Ministério das Cidades por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, o do Meio Ambiente a Bolsa Verde. Temos ainda a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) com a Carta Social, dentre tantos outros”.

Atualmente, cerca de 54 mil pessoas já foram inseridas no CadÚnico na capital do Estado. Outras 22 mil pessoas são beneficiárias do Programa Bolsa Família. Atualmente, o Cadastro Único conta com mais de 21 milhões de famílias inscritas no Brasil.