Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

28 de Setembro de 2012 14h16

Lei Maria da Penha é tema de palestra no CREAS Norte em Cuiabá

28/09/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810

Ações preventivas contra a violência doméstica, a lei Maria da Penha, a rede de proteção, assim como a vergonhosa classificação de Mato Grosso no ranking de homicídios femininos, foram temas da palestra ministrada pela juíza da Vara Especializada de Combate à Violência Doméstica de Cuiabá, Ana Cristina Mendes, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Norte, da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá (SMASHD).

Cerca de 30 pessoas entre moradores da região da Morada do Ouro e do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), onde está instalado o CREAS, participaram da atividade, realizada na tarde de quinta-feira (27/09).

“É preciso agregar esforços. Fortalecer as políticas públicas e valorizar o trabalho das mulheres para que se possa alcançar a tão almejada igualdade”, pontuou a magistrada em sua fala.

Mato Grosso ocupa a 9ª posição no ranking nacional de 5,5 homicídios femininos para cada grupo de 100 mil mulheres de acordo com Ministério da Saúde, o que para Ana Cristina é uma situação bastante vergonhosa para o Estado.

Durante o evento, uma empresária de 50 anos, moradora de um dos condomínios de luxo da capital concedeu um emocionante depoimento sobre a violência a que vem sendo submetida há 30 anos. Por estar cansada de ser agredida física e psicologicamente, a mulher resolveu pedir ajuda. Ela foi atendida pela equipe do CREAS e também pela magistrada que realizou os encaminhamentos judiciais das denúncias.

“Nós já estamos articulando novas ações preventivas. A informação é um importante instrumento de apoio”, explica a psicopedagoga da unidade, Zenilda Oliveira.

Atuação dos CREAS

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos. Para o exercício de suas atividades, os serviços ofertados nos Creas são desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas.