Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

20 de Outubro de 2011 13h53

Jovens atendidos pela Assistência Social de Cuiabá são capacitados para trabalhar no comércio

20/10/2011

João Ribeiro - SMASDH (65) 9976-0081/3645-6810



A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social de Desenvolvimento Humano (SMASDH), e em parceria com o Centro de Eventos e Produção do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) qualificaram 150 alunos, das sete unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), nos cursos de auxiliar administrativo e operador de caixa.

A entrega dos diplomas ocorreu na quarta-feira (19/10), na unidade do Senac Varejo. O objetivo do projeto é qualificar as pessoas que não tem condições de pagar um curso para o emprego. O curso teve duração de três meses, com 160 horas, nos CRAS dos bairros Pedregal, Novo Colorado, Dom Aquino, Jardim Araça, Jardim União, Planalto e CP3.

Os alunos tiveram aulas teóricas e práticas. Nas aulas práticas, eles visitaram três empresas para conhecer a rotina de trabalho. A aluna Cristiane Pereira (25 anos) disse que, o curso foi excelente e acha que vai ser muito importante na hora de conseguir um bom emprego. A representante dos alunos da unidade CRAS do Jardim Araça, Maria Cristina, falou sobre a dificuldade que os alunos enfrentaram durante os três meses de curso e que isso não foi empecilho para a maioria não desistir.

A SMASDH cedeu os espaços de todas as unidades CRAS da Capital para que o curso fosse ministrado, considerando os alunos que não podiam sair dos seus bairros e ir até o Senac, porque alguns bairros são muito afastados dos centro.

O secretário adjunto da SMASDH, Luis Fernando Cardoso, agradeceu a todos em nome da secretária, Regina Kaiser. Disse que os formandos precisam buscar constantemente o conhecimento e que a Secretaria estará sempre pronta para novas parcerias com o Senac. Luis Fernando ainda garantiu que no ano que vem há previsão para novos cursos.

Além da presença do secretário adjunto, compareceram ao evento, a gerente de núcleo de capacitação, Maria Aparecida Martins, o gerente do Senac, Vanderlei Mendonça, a orientadora pedagógica, Kely Barreto, professores, alunos formandos e os gerentes dos CRAS do Pedregal, Novo Colorado e Dom Aquino.