Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

15 de Junho de 2011 13h58

Impacto da Copa 2014 foi discutido entre primeiras-damas e secretário de Assistência Social

15/06/2011

Marcia Caetano/Smasdh

A preocupação com o impacto social provocado pela Copa 2014 em Cuiabá foi um dos principais assuntos discutidos na reunião realizada na manhã desta quarta feira (15-06), no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, com a participação da primeira-dama de Mato Grosso e secretária de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Roseli Barbosa e a primeira-dama de Cuiabá, Doutora Norma Sueli Galindo, secretário Mario Lucio, assessores, técnicos e secretários adjuntos das respectivas pastas.

Durante o encontro, a primeira-dama Roseli Barbosa pediu para se por fim à ruptura entre estado e capital por questões partidárias. “Uma preocupação do governador Silval Barbosa é não ter uma administração segmentada. Acabou a eleição, a questão partidária não pode permanecer. O governador procurou Chico Galindo e estamos fazendo parcerias. Vamos trabalhar pelo estado, pelo bem de todos. Na segurança, na saúde e no social. Precisamos nos preparar, agora, para esse grande evento, que é a Copa 2014. Já fechamos com o secretário Mário Lucio a parceria no Creas-Pop (Centro de Referência Especializada para Pessoas em Situação de Rua) com recursos no valor de R$140,000,00 com liberação nos próximos dias”, informou ela.

“Estamos encaminhando a parceria para revitalização da fábrica de leite de soja Projeto Vaca Mecânica e vamos incluir, com a colaboração desta pasta, no programa estadual “Panela Cheia”, as famílias que têm perfil para o Bolsa Família mas que ainda não foram contempladas, o número deve chegar a sete mil famílias em Cuiabá”, afirmou Roseli Barbosa.

A doutora Norma Sueli, colocando-se na condição de ouvidora do marido, o prefeito Chico Galindo, disse que a colaboração do estado, neste momento, é muito importante. “A capital do estado não pode sonhar em fazer sozinha a sua administração. Convidamos dona Roseli Barbosa para fazer parte desta administração e, junto com os gestores das outras pastas, buscarmos soluções para melhorar a vida da nossa população. O projeto ‘Valorizando Vidas’ que estamos coordenando no Aterro Sanitário é um exemplo das ações que adotamos como prioridade imediata e vamos dar continuidade, queremos o estado como nosso parceiro”, finalizou a primeira-dama da capital.

O secretário adjunto de Assistência Social da Setecs-MT, José Rodrigues Rocha Júnior admitiu que devido ao posicionamento político dos últimos anos,o governo do Estado e a Capital vinham mantendo certo distanciamento. “Existe um distanciamento entre a Capital e o Estado quanto ao relacionamento, um tanto quanto frio, através de papéis, visitas técnicas, notificações. Esse encontro, colocando as pessoas certas na hora certa, nos possibilita o estreitamento de relações cooperativas, em busca do desenvolvimento de políticas para o bem social”, observou José Rodrigues.

Já o secretario Mario Lucio se mostrou animado com o encontro, que não aconteceu nos últimos dois governos, reunindo os representantes dos governos do Estado e da Capital para o estreitamento de relações de cooperação técnica, cofinanciamento e parcerias para o desenvolvimento da política de assistência social da capital.

Ele pediu apoio para a mudança de prédio da sede da Smasdh, pois considera que a secretaria funciona em um “prédio é velho, que não tem condições de passar por reformas, considerando que funcionou por mais de três décadas como repartição publica e, agora, sua estrutura está condenada. Precisamos ter uma sede mais adequada”, finalizou.

Participaram da reunião os presidentes dos Conselhos Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal de Direitos dos Deficientes e Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa.