/

30 de Setembro de 2011 10h27

Idosos participam da Caminhada da Sabedoria: “Amor Sim Violência Não”

30/09/2011

Sandrine Gahyva- Secom Cuiabá: 8445-2866

Mais de 150 idosos se reuniram na manhã de hoje (30-9), na Praça Alencastro, para participar da Caminhada da Sabedoria: “Amor Sim Violência Não”. O animado grupo da 3ª idade percorreu o centro da capital até a Capela Santa Rita de Cássia, na Av. Dom Bosco, onde foi servido um café da manhã. A ação faz parte da programação da Semana do Idoso, iniciada ontem (29-9) e se estende até 06 de outubro. O Dia Nacional do Idoso é comemorado amanhã, 1º de outubro.

Antes de prosseguirem para a caminhada os idosos se confraternizaram na Praça Alencastro, momento que contaram com apresentações de músicas e corais. Uma das atrações foi o Coral do Mestre Albertino. Os presentes tiveram a disposição uma equipe de médicos e enfermeiros para medir a pressão dos idosos, bem como acompanharam o grupo ao longo de toda a caminhada.

Integrante da Comissão Organizadora da caminhada, a presidente do Conselho Municipal da Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Iva Ferreira Gonçalves, explica que o grande motivo desta mobilização é dizer não a violência contra os idosos.

“A população idosa contemporânea infelizmente passa por diversos tipos de maus tratos, desde os patrimoniais, psicológicos, físicos, até os institucionais, quando lhes são retirados os direitos. Temos que dar uma basta neste cenário. A 3ª idade carece de todos os tipos de proteção, começando dentro de sua própria família”, elenca Iva.

 Batalha

Para a presidente do Conselho Municipal é uma satisfação ver tantos idoso reunidos. “Ver a praça cheia de pessoas da 3ª idade é uma grande evolução para sociedade. Eles estão aqui na rua para garantir seus direitos e lutar por eles. Inclusive, para que a Política Nacional e o Estatuto do Idoso sejam colocados em prática”, declara.

Dona Shirlei Menegueti, de 67 anos, presente nas comemorações revela que participa de todos os encontros organizados na cidade para a 3ª idade. “É um incentivo para nós ter este momento de descontração e lazer. Sentimo-nos valorizados. Como também é uma oportunidade da sociedade lembrar que estamos aqui, existimos e merecemos respeito”, pontua.   

A Semana do Idoso é uma realização da Prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH). A caminhada contou também com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dos Conselhos Municipal e Estadual da Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.