Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

26 de Março de 2012 10h18

Idoso de 82 anos volta para casa após trabalho coletivo

26/03/2012

Patrícia Neves - SMASDH (65) 3645-6810

O seringueiro Antônio Loreano da Silva, 82 anos, abrigado no Albergue Municipal Manoel Miraglia, da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá (SMASDH), retornou para casa.

Após a colaboração da imprensa e do empenho dos profissionais na procura por familiares, uma sobrinha e uma cunhada de Antônio o encontraram na unidade na manhã de sexta-feira (23).  Ele havia sido encontrado vagando pelo terminal rodoviário de Cuiabá, no bairro Alvorada. Há oito dias, o idoso – que sofre de problemas de saúde graves e possui deficiência auditiva – esperava a localização de seus familiares.

Antonio sabia apenas que seus filhos, anos atrás, residiam no bairro Ribeirão do Lipa. Foram realizadas buscas pelos familiares por agentes da SMASDH, mas em um primeiro momento, não houve êxito.

A gerente do Albergue, Ângela Meirice, declarou que Antonio Loreano, ao reencontrar os parentes, soube precisar com exatidão o nome de sua irmã, Maria Benedita. “Depois da veiculação das reportagens, muitas pessoas telefonaram para saber mais detalhes sobre a vida dele e tivemos essa grata surpresa”, relata.

Ângela explicou ainda que os familiares assinaram o documento de inclusão domiciliar e o idoso deixou o albergue. Com poucas palavras, ele relatou à equipe do Albergue que havia deixado Mato Grosso há muitos anos para “viver melhor” com a extração de borracha na cidade de Pimenta Bueno (em Rondônia). Lá, segundo ele, havia sofrido uma tentativa de roubo na propriedade onde atua e, por isso, levou um tiro na perna.

Por causa do ferimento, a equipe do Albergue o encaminhou para atendimento médico diário, durante os oito dias em que permaneceu na unidade.  Hoje o Albergue Manoeal Miraglia atende a 58 pessoas.