Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

26 de Setembro de 2012 14h34

Gincana lúdica promove integração entre o público da melhor idade

26/09/2012

Patrícia Neves/SMASDH

No decorrer dessa semana, a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá realiza uma atividade de integração e promoção à saúde e isolamento as pessoas idosas por meio da I Gincana dos Centros de Convivência de Idosos (CCI). A programação ocorre até a próxima quinta-feira, dia 27, sempre no período matutino.

Na manhã de hoje, nem mesmo a garoa, foi capaz de estragar a animação dos idosos que compareceram a sede do CCI Maria Ignês, instalado no bairro CPA. A atividade ocorre dentro da semana da Pessoa Idosa – promovida em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI).

Durante toda a manhã cerca de 70 pessoas participaram das atividades promovidas. “Estimulamos a realização das atividades físicas por meio de um grande ‘aulão’, envolvemos a música, a prática da dança, realizamos brincadeiras como a dança com as cadeiras, propomos atividades com emprego de bambolês, cordas, bolas, balões, tudo para que participem’, explica a professora de educação física, Elizani de Souza.

“Eu adoro vir aqui. Acho que já em uns oito ou nove anos. Faço aulas na academia, na hidroginástica. Eu fiz muito bons amigos nesse espaço, que é muito importante para nós”, explica a aposentada Benta de Oliveira Pinto, de 80 anos.

Para o gerente do CCI Maria Ignês França, Natalino Alves da Silva, a proposta diferenciada foi muito bem aceita pela comunidade. “O público atendido é sempre muito receptivo”.

A capital do Estado disponibiliza quatro Centros de Convivência à população. São eles, o CCI Maria Ignez (CPA IV), Padre Firmo (Dom Aquino), Aidee Pereira (bairro Novo Horizonte) e João Guerreiro (Coxipó). À exceção do CCI Aidee que ainda não disponibiliza piscina, todas ofertam gratuitamente aulas de hidroterapia, ginástica para a terceira idade, oficinas, espaço para alfabetização, passeios, bailes, dentre outras atividades.