Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

16 de Dezembro de 2013 11h00

Festival de Teatro e Dança encerra com espetáculo sobre lendas regionais

16/12/2013

Ana Assumpção

O 1º Festival de Teatro e Dança foi marcado por muitos aplausos e elogios às mais de 300 crianças e adolescentes dos projetos sociais Siminina, Peti e Projovem, da Secretaria de Assistência Social de Cuiabá. O evento foi realizado entre os dias 12 e 14 de dezembro e teve como tema “Lendas de Mato Grosso”.

No primeiro dia de apresentações, quinta-feira (12), os jovens promoveram uma intervenção urbana na Praça Alencastro e Praça da República, com apresentações de teatro de rua.

Nos dias 13 e 14 foram realizadas as apresentações de dança e teatro que contavam as lendas regionais, como Mula Sem Cabeça, Minhocão do Pari, Lobisomem, Izabel e o Boto. Importantes manifestações culturais também foram representadas, como a procissão de São Benedito e Siriri.

O prefeito Mauro Mendes foi prestigiar o evento e elogiou o empenho de todos os envolvidos nos projetos sociais e que resultou no I Festival de Teatro e Dança.

“Parabéns a todos os profissionais dos projetos sociais, que se envolveram com muito amor e dedicação para que as crianças tivessem a oportunidade de desenvolver novas habilidades, como teatro e dança. Este Festival serviu ainda para perpetuar a cultura cuiabana, contando as histórias da nossa terra e da nossa gente”, destacou.

A primeira-dama de Cuiabá, Virginia Mendes, também conferiu as apresentações e foi homenageada pelos participantes. "Estou muito orgulhosa do resultado do esforço e dedicação destes meninos e meninas. É em projetos como este que queremos investir cada vez mais, levando até as comunidades oportunidade de lazer e cultura”, avaliou.

Ao final das apresentações, o secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues, afirmou estar feliz e realizado com o sucesso do festival e garantiu que em 2014 haverá a segunda edição do evento.

“O festival conseguiu reunir projetos diferentes com pessoas diferentes e um único propósito, de mostrar o talento dessas crianças e contar as belezas da nossa terra através das suas lendas. Para o próximo ano, queremos levar essas apresentações para as praças de Cuiabá”, contou.

Segundo Flávio Ferreira, produtor cultural e diretor do espetáculo, o festival foi a realização de um sonho. “Foi uma experiência abençoada, que pudemos concretizar graças ao apoio da Prefeitura de Cuiabá, do secretário José Rodrigues e da dona Virginia Mendes, que foi a maior sonhadora desse projeto. Só podemos mudar o mundo com atitudes sérias e dando oportunidades para as crianças e adolescentes”.

Desde o início do ano, diariamente são ministradas oficinas de teatro, teatro de rua e dança nos Centros de Referência da Assistência Social, para crianças e adolescentes, por profissionais de artes, cujos resultados vão além da reprodução do conhecimento. A partir destas aulas, as peças teatrais e danças foram montadas.

Confira as fotos das apresentações aqui.