Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

20 de Março de 2013 17h41

Famílias que sofreram com enchentes recebem benefícios na "Operação São Francisco"

20/03/2013

Euziany Teodoro - (65) 3645-6054

Noventa famílias que sofreram com as enchentes causadas pelas fortes chuvas dos últimos dias, na região do bairro Getúlio Vargas, receberam 70 cestas básicas e 270 cobertores das mãos do prefeito Mauro Mendes e da primeira-dama Virgínia Mendes, no Centro de Referências do bairro. As famílias foram inscritas no programa de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e também no Bolsa Família. 

Mauro Mendes afirmou que reconhece a difícil realidade das pessoas que moram em áreas de risco da cidade e que vai trabalhar para encontrar uma solução para o problema. “Estamos fazendo um mapeamento desses locais e vamos tratar essa questão com toda a seriedade. É um trabalho que vamos fazer gradativamente para tirar cada uma dessas famílias daqui e levar para um local seguro”, afirmou o prefeito. 

O trabalho da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano no Getúlio Vargas, coordenado pelo secretário José Rodrigues Rocha, começou cedo nesta quarta-feira (20). Doze assistentes sociais e uma psicóloga foram, de casa em casa, convidando para que as famílias comparecessem ao Centro de Referência e se cadastrassem. 

“Nossa intenção é dar um pouco de dignidade a essas famílias. Não podemos devolver os móveis ou a casa que eles perderam, mas ajudamos com comida, amparo e condições melhores de passar por essa situação”, disse o secretário. 

A jovem Débora Ribeiro de Arruda, de 20 anos, tem dois filhos pequenos e teve a casa invadida pela água da chuva na última semana. Segundo ela, a ajuda da Assistência Social foi fundamental para que se estabilizasse de novo. 

“Foi maravilhoso! Eles vieram na minha casa. Trouxeram colchões, comida, cobertores. Eles me salvaram mesmo. Eu estaria perdida sem essa ajuda que recebi”, comemorou a estudante. 

A primeira-dama Virgínia Mendes afirmou que o atendimento emergencial nesses casos é fundamental. "Muitas famílias perderam bens, estão sem água potável e sem comida. Depois deste primeiro atendimento, vamos atuar na causa dos problemas, como, por exemplo, as moradias situadas em área de risco, a limpeza dos córregos”, afirmou. 

De acordo com Virgínia, outro ponto pode ser ainda mais importante. “Estamos levando o nosso carinho, o nosso abraço e atenção a estas pessoas, que estão em situação extremamente frágil”.