Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

19 de Março de 2012 16h03

Estudantes do curso de Assistência Social farão estágio nos programas assistenciais de Cuiabá

19/03/2012

Patricia Neves - SMASDH (65) 3645-6810

 

A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) de Cuiabá e professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) promoveram na tarde de desta segunda-feira (19-03), uma reunião no auditório da unidade sobre o Termo de Cooperação Técnica sobre estágios supervisionados nas unidades da Secretaria de Assistência. 

“Esses novos profissionais serão dotados de conhecimento e capacitação técnica. Cuiabá é considerada como a melhor oficina de aprendizado, já que a capital é referência no estado”, pontuou Adilson Reis, diretor de Gestão e Desenvolvimento de Políticas Sociais. 

Hoje, nas quatro unidades da Prefeitura de Cuiabá, a Secretaria de Assistência Social, disponibiliza um total de 60 locais para atendimentos. São quatro Centros de Convivência, 13 Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), duas unidades de Centro de Referência Especializado e Assistência Social (CREAS), além de cinco casas de abrigo e atendimentos por meio de programas como o Bolsa Família, Pró-jovem, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Siminina, Siminino, além do Banco de Alimentos, Padaria Comunitária, e Restaurante Popular. 

A professora da UFMT e mestre em Serviço Social, Janaína Loeffer  Almeida,  pontuou que os futuros profissionais devem estar preparados diante da nova política de assistência social. Ela ressaltou que é nesse momento que o assistente social insere-se em diversos espaços, atuando de forma crítica e propositiva.

De acordo com a coordenadora de Desenvolvimento de Políticas Sociais do município, Cristiane Almeida, a SMASDH receberá estagiários da UFMT e também da Univag. Eles começaram a atuar ainda no mês de março.