Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

25 de Novembro de 2011 13h27

Emoção marca abertura do 8º Festival Siminina

25/11/2011

João Ribeiro - SMASDH: 9976-0081

 

O primeiro dia do 8º Festival Siminina, ontem (24/11), foi marcado pela emoção. As meninas deram um espetáculo e emocionaram a plateia, com o tema “BRAVO” – O Circo Siminina Chegou!. Mais de 400 pessoas compareceram no teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e prestigiaram as crianças e adolescentes do festival. O espetáculo termina nesta sexta-feira (25/11), e tem inicio às 17h, no teatro.

O espetáculo tem a participação dos alunos da Escola Estadual para Pessoas com Deficiência “Raio de Sol”, que se apresentaram quebrando paradigmas.

As meninas deram um show, misturando a arte da imaginação com a mágica do circo, repleto de muita dança e música. A participante do espetáculo, Daniela Golbate, de 11 anos, fala da emoção de participar dessa grande festa. “Foi maravilhoso, as pessoas me assistiram com sorriso aberto, sabendo que eu sou capaz. Se preparem porque hoje tem mais”, disse.

A criadora do Programa Siminina há 14 anos, na época primeira-dama de Cuiabá, Iracy França, prestigiou o evento e falou sobre a emoção que sentiu. “É uma honra saber que aquela ‘sementinha’ que você plantou lá atrás, se tornou uma árvore imensa e linda. São 1.500 meninas atendidas pelo Programa, fora das ruas e longe da violência”, declara ela.

Já a secretária Municipal de Assistência Social, Regina Kaizer, revela que quando assumiu a secretaria, há três meses, priorizou o Festival, pois é uma das coisas mais lindas que já viu. “As meninas têm todas essas atividades o ano inteiro, e esperam o final do ano para mostrar a todos esse trabalho maravilhoso. Seria muito triste se não tivesse o Festival, por isso priorizei e fiz acontecer”, enfatiza.

A idealizadora e coordenadora do “Valorizando Vidas no Seu Bairro”, a primeira-dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo, fala do Siminina, e destaca que com o programa as meninas ganham em qualidade de vida.

Siminina

O Programa Siminina teve início em março de 1997, com o objetivo de mudar para melhor a vida de meninas com idade entre 07 e 14 anos, que se encontravam em situação de risco social. O programa possui 17 unidades distribuídas pelos bairros da capital. Ao todo são atendidas 1.500 crianças e adolescentes.