Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

04 de Maio de 2012 11h53

Duzentos frequentadores do CCI Padre Firmo são vacinados contra gripe

04/05/2012

Patrícia Neves/Assessoria SMASDH - (65) 3645-6810

Os cerca de 200 frequentadores do Centro de Convivência de Idosos Padre Firmo Duarte instalado no bairro do Porto, administrado pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), participaram, na manhã desta sexta-feira, do lançamento da 14ª Campanha contra a Influenza organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Para Gemima Amâncio dos Santos, de 82 anos, tomar a  vacina contra a gripe no espaço onde frequenta cotidianamente é um benefício. “Não tenho problema nenhum em  tomar vacina. Quero continuar ativa,  feliz com minhas atividades”, relatou.

A secretaria adjunta da pasta, Maria Auxiliadora de Oliveira, pontuou que existe todo um cuidado especial para a promoção do bem estar do público da melhor idade. “Cuidar é um ato de carinho. Estamos aqui promovendo a saúde e o que nós precisamos é dessa rede,  educação, assistência, educação para que o público esteja sempre assim, feliz”, disse.

O secretário municipal de Saúde, Lamartine Godoy, frisou que a vacina raramente gera reações, é gratuita e pode ser encontrada nos  postos de saúde, à exceção das policlínicas e do Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá.  Ele ainda agradeceu ao empenho dos servidores da Assistência Social que são parceiros para o desenvolvimento da campanha nas unidades de atendimento.

No total serão disponibilizadas as vacinas em 86 unidades (entre postos de saúde e Programa de Saúde da Família). A meta estabelecida é a de realizar a vacinação de  pelo menos  80% dos grupos prioritários (gestantes, idosos, indígenas) atingindo 58.415 pessoas (desse total, mais de 40 mil idosos).

Aulas de hidroginástica, hidroterapia, dança, oficina de artesanato, alfabetização, Taichi Chi Chuan são ofertadas no CCI Padre Firmo, que é parcerio em ações que promovam a saúde aos atendidos. A equipe de trabalho da unidade é composta por 21 profissionais, dentre fisioterapeuta, instrutores de dança e artesanato, assistente social, equipe administrativa e de apoio.