Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

12 de Dezembro de 2011 09h08

Diretora Mundial da OIT visita Cuiabá e conhece projeto “Me Encontrei”

12/12/2011

João Ribeiro – SMASDH: (65) 9976-0081


A diretora Mundial da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Constance Thomas, veio em Cuiabá para acompanhar o andamento do projeto “Me Encontrei”. Na ocasião, ela aproveitou para conhecer as crianças e adolescentes selecionadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) a participarem do projeto. A visita aconteceu em 09 de dezembro (sexta-feira).

Durante a reunião com os parceiros do “Me Encontrei”, a diretora da OIT falou da importância do projeto. “Mais de 250 milhões de crianças e adolescentes são exploradas, através do trabalho infantil em todo o mundo. Por isso, nosso objetivo é diminuir esse índice, e ao mesmo tempo capacitar essas pessoas para terem um futuro melhor”, disse.

Projeto “Me Encontrei”

O projeto tem o objetivo de erradicar o trabalho infantil e ao mesmo tempo, capacitar jovens de 15 a 18 anos. O “Me Encontrei” é uma parceria firmada entre a prefeitura de Cuiabá, por meio da SMASDH, Governo do Estado, SESI, SENAI, FIEMT, MPT/MT, SEDUC/MT, SENAC, SINTEP, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/MT) e OIT.

A Secretaria Municipal de Assistência Social é a responsável em selecionar os adolescentes a participarem dos cursos, através das unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), bem como pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

Os adolescentes escolhidos ainda vão contar com um salário de jovem aprendiz. Em fevereiro de 2012, o projeto “Me Encontrei” vai abrir novas turmas para capacitação dessas crianças e adolescentes.