Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

29 de Agosto de 2012 14h33

Direitos da pessoa idosa serão discutidos em seminário

29/08/2012

Patrícia Neves - (65) 3645-6810


A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI), a Fundação de Seguridade Social (GEAP) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, realizam, no mês de setembro, a “Semana do Idosos. Cidadania: Direitos Conquistados devem ser executados”.
 

A abertura das atividades terá início com o II Torneio Cultural Geap, que será realizado no Centro de Eventos do Pantanal, no auditório das Borboletas, das 13h30 às 18h00. 

“A entrada para esse evento será um item para compor uma cesta de produtos de higiene pessoal que será distribuída para Associação Mato-grossense Pró-idoso. Esse produto também dará direito a essa pessoa obter uma credencial para participar de todas as palestras que serão promovidas no decorrer do mês”, explica a presidente do COMDIPI, Iva Ferreira. 

Segundo ela, o seminário tem com objetivo possibilitar aos participantes conhecer mais sobre as ações e projetos executados pelo município para o público da melhor idade, bem como possibilitar a promoção de direitos. “Nós teremos ainda a participação de outras entidades, como Polícia Civil, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública e outros”.  A ideia, explica, é possibilitar o conhecimento para facilitar o acesso à prestação dos serviços. 

As secretarias municipais de Esporte e Cidadania, Trânsito e Transporte e de Saúde, foram convidadas a participar dos debates. “Nessa semana realizaremos uma nova reunião para fechar o calendário de atividades”. 

Segundo Iva, o encerramento das atividades será realizado no dia 1º de Outubro – data em que se comemora o dia da pessoa idosa – e contará com uma grande ação social na Praça Alencastro, das 8h00 às 12h00. Haverão apresentações de corais compostos por grupos da melhor idade, grupos de dança e apresentações de composições culturais com os participantes das atividades ofertadas nos Centros de Convivência de Idosos administrados pela Secretaria de Assistência. 

Centros de Convivência  

Cuiabá também disponibiliza outros espaços para a realização de práticas e de socialização do público da melhor idade, como o Centro de Convivência de Idosos Padre Firmo (no bairro Dom Aquino), Centro de Convivência de Idosos Aidee Pereira do Nascimento (Novo Horizonte) e Centro de Convivência de Idosos João Guerreiro (Altos do Coxipó). As ações são organizadas pela Coordenadoria de Proteção Social Básica. 

Diariamente, os Centros de Convivência prestam atendimento a cerca de 400 pessoas. São oferecidas aulas de dança, hidroginástica, ginástica para a melhor idade, aulas de letramento, caminhada, além de passeios e atividades externas por meio da instituição de grupo de idosos e a socialização das informações irá possibilitar o acesso mais ágil da informação, bem como a parceria para campanhas de vacinação nas unidades. 

Cabe aos Centros de Convivência a atuação no Serviço de Proteção Social Básica e a cada unidade possibilitar a promoção da autoestima, da saúde mental e física, melhoria da condição social dos idosos, assim como a redução e prevenção a situações de isolamento social.