Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

02 de Abril de 2013 11h50

Destaque nacional, Cuiabá garante mais 600 vagas para o Pronatec

02/04/2013

Euziany Teodoro - (65) 3645-6054


A Prefeitura de Cuiabá, destaque nacional pela grande oferta de vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Brasil Sem Miséria), está em fase final de pactuação para mais 600 vagas em áreas carentes de mão de obra qualificada na capital.
 

As novas vagas, destinadas a oito cursos, estão sendo pactuadas junto à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) e o acordo deverá ser assinado ainda hoje (02). As matrículas poderão ser feitas nas unidades dos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS). 

A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá fez um estudo junto ao Sistema Nacional de Emprego (Sine-MT) para avaliar quais áreas precisam de profissionais qualificados. Os oito cursos escolhidos são: artesão de biojoias, balconista de farmácia, monitor de recreação, cuidador infantil, espanhol para turismo, inglês para turismo, vitrinista e agente de informações turísticas. 

Na última semana, Cuiabá ganhou destaque nacional do Ministério do Desenvolvimento Social por ser a quarta colocada no Brasil em oferta de vagas do Pronatec. Já foram anunciadas 12.560 vagas para 2013, além das 600 que estão sendo pactuadas. 

As vagas estão distribuídas em 88 cursos em áreas como construção civil, produção de alimentos, hotelaria e turismo, entre outras. 

Em 2012, Cuiabá ofereceu 4,2 mil matrículas no Pronatec Brasil Sem Miséria, triplicando o número este ano. A ampliação é resultado do planejamento estadual para não sobrepor vagas e cursos entre os municípios. 

O Pronatec em Cuiabá também passou por uma adequação à realidade social da cidade. Quinhentas vagas serão destinadas a pessoas libertadas de situação de trabalho análogo à escravidão pelo projeto Ação Integrada, desenvolvido pela prefeitura com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). 

“Com o apoio do Ministério Público do Trabalho e da Polícia Federal, esses trabalhadores são levados a abrigos e incluídos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal”, explicou o secretário de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Junior. 

Além disso, outras 500 vagas foram preenchidas apenas por mulheres, com aula inaugural realizada no dia 13 de março, em alusão ao mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.