Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

11 de Outubro de 2012 11h02

Cuiabá supera em 17% meta estipulada para o Pronatec

11/10/2012

Patrícia Neves - (65) 3645-6810

Com 3.593 matrículas, Cuiabá superou a meta estimada para o ano pelo Governo Federal para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Brasil Sem Miséria, em 17%, superando as 3.011 vagas estipuladas. 

Desde o mês de junho, a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá passou a disponibilizar, junto a parceiros do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), 20 cursos profissionalizantes às famílias em situação de vulnerabilidade social. 

Os cursos são ofertados nas sedes dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e também nas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai) e Serviço Nacional de Construção. As atividades são gratuitas e o Governo Federal ainda disponibiliza uma ajuda de custo para que os estudantes mantenham-se presentes às aulas. Uniforme e material didático também são inclusos no pacote de serviços gratuitamente. 

Para a secretária de Assistência Social, Regina Kaizer, essa é mais uma ação que permite a milhares de famílias vislumbrar dias melhores, mediante a qualificação profissional, o que potencializa o acesso ao mercado de trabalho. 

De acordo com a assistente social Aurenilce Lúcia Pinto, da Coordenadoria de Proteção Social Básica, o sucesso do trabalho deve-se à integração com os parceiros. Ela cita que no mês de setembro foi realizado um mutirão para matrículas e em 11 dias foram efetivadas mais de duas mil inscrições. “Diante desse cenário positivo em 2012, poderemos até mesmo dobrar o número de vagas a serem disponibilizadas em 2013”. 

Ela ainda cita que, em 2013, poderão ser empregados os recursos do Acessuas/ Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para ampliar a qualificação por meio do Pronatec, com a formação de equipes volantes e aluguel de veículos.