Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

23 de Maio de 2012 11h47

Cuiabá sedia evento que debate medidas para ampliar o atendimento do Programa de Acesso ao Ensino e Emprego

23/05/2012

Carol Sanford - Secom Cuiabá - (65) 3645-6459


O diretor de Inclusão Produtiva Urbana do Ministério do Desenvolvimento Social, Luiz Muller, acredita ser necessário um trabalho integrado, entre diversos setores, para que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tenha um melhor aproveitamento em todo o país.

Luiz Muller está em Cuiabá, nesta quarta-feira (23-04), para falar sobre o Pronatec à técnicos das Secretarias Municipais de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e Educação. O diretor também vai falar com representantes das Secretarias Estaduais de Trabalho e Assistência Social e Educação, Senai, Senac, Superintendência Regional do Trabalho (SRTE) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

“O Pronatec é destinado a pessoas que vivem sob extrema pobreza, que apesar de estarem incluídas no CadÚnico, recebendo Bolsa Família e transferência de renda, não exercem a cidadania plena, que é também estar inserido no mundo do trabalho. Em grande parte, porque essas pessoas tem baixa escolaridade. Mas, o Pronatec veio mostrar que é possível estas pessoas terem melhores salários e atuarem para melhorar a condição de vida”, explicou Muller.

Segundo Muller, o Pronatec unifica os cursos de capacitação oferecidos pelo governo federal. Ao todo, oito milhões de vagas são oferecidas em todo o país, divididas entre Bolsa-Formação Estudante - destinado a alunos do Ensino Médio - e o Bolsa-Formação Trabalhador, no caso de trabalhadores que incidem pela terceira vez no seguro-desemprego, e de incluídos no CadÚnico, recebendo até três salários mínimos.

“Quando uma pessoa se qualifica, cresce a autoestima e ela passa a querer melhorar ainda mais. É aí que entra o trabalho unificado, porque ela vai precisar da Educação, no caso de ser um analfabeto, por exemplo. Vai precisar da Saúde, porque pode necessitar de óculos ou de serviços odontológicos. Estou aqui para mostrar o quão necessária é essa integração”, disse o diretor.

Para Muller, a importância do trabalho conjunto com a Assistência Social é que este setor está diretamente ligado ao público-alvo do Pronatec, já que são as assistentes sociais que identificam e convivem com o público que necessita da capacitação.

Cuiabá

A secretária Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Regina Kaiser, contou que o Pronatec já é oferecido em Cuiabá, através dos 12 Centros de Referência e Assistência Social (CRAS). “São 2.381 vagas disponibilizadas para 31 cursos ofertados na capital. Seis já tiveram início por conta da demanda e queremos intensificar esse trabalho, que irá beneficiar a vida de muitas pessoas”, comentou.