Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

01 de Abril de 2013 16h03

Cuiabá é destaque nacional por qualificações do Pronatec Brasil sem Miséria

01/04/2013

Secretaria de Comunicação de Cuiabá


A Prefeitura de Cuiabá levará capacitação profissional a 12.560 pessoas através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego do Plano Brasil Sem Miséria (Pronatec Brasil Sem Miséria) em 2013. O número de vagas colocou a cidade em quarto lugar no ranking brasileiro de maiores ofertas.
 

O destaque nacional à capital mato-grossense foi dado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) que, em parceria com o Ministério da Educação, oferece este ano 863 mil vagas do Pronatec Brasil Sem Miséria em todo o país. Ao todo, 47.309 foram pactuadas para 117 municípios de Mato Grosso.  

As vagas estão distribuídas em 88 cursos em áreas como construção civil, produção de alimentos, hotelaria e turismo, entre outras. As inscrições podem ser feitas nos treze Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade. 

Em 2012, Cuiabá ofereceu 4,2 mil matrículas no Pronatec Brasil Sem Miséria, triplicando o número este ano. A ampliação é resultado do planejamento estadual para não sobrepor vagas e cursos entre os municípios. 

Segundo o secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, os cursos estão sendo adaptados ao Brasil Sem Miséria. “O Senai colocou o Pronatec na pauta de prioridades do país e está adequando os profissionais e o material didático ao público de baixa escolaridade. Nossa expectativa é identificar, durante o processo de qualificação, quem tem perfil para empregabilidade formal e quem tem vocação para o empreendedorismo.” 

O Pronatec em Cuiabá também passou por uma adequação à realidade social da cidade. Quinhentas vagas serão destinadas a pessoas libertadas de situação de trabalho análogo à escravidão pelo projeto Ação Integrada, desenvolvido pela prefeitura com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). 

“Com o apoio do Ministério Público do Trabalho e da Polícia Federal, esses trabalhadores são levados a abrigos e incluídos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal”, explicou José Rodrigues. 

Além disso, outras 500 vagas foram preenchidas apenas por mulheres, com aula inaugural realizada no dia 13 de março, em alusão ao mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.