Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

13 de Outubro de 2011 15h01

Cuiabá conta com 20 delegadas na 3ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres

13/10/2011

Sandrine Gahyva- Secom Cuiabá: 8445-2866

O município de Cuiabá está sendo representado por 20 delegadas, na 3ª Conferência de Políticas para Mulheres de Mato Grosso. As eleitas cuiabanas serão responsáveis por levar, aos debates, as propostas de políticas públicas elaboradas na seletiva municipal. Estas propostas irão integrar o rol de temáticas estaduais, que serão encaminhadas a etapa nacional. A solenidade de abertura do encontro foi realizada na manhã desta quinta-feira (13-10), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, e se encerra amanhã (14-10).

A primera-dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo, presente no evento, ocasião que compôs o dispositivo de abertura, vê nas conferências municipais, estaduais e a nacional, o caminho para pulverizar os debates em torno da realidade feminina no dia-a-dia. Lembrou que as delegadas cuiabanas serão articuladoras dessas ações.

“Assuntos como violência contra a mulher em todas as suas formas, independência financeira, liberdade de expressão e sexual, entre outros temas devem ser debatidos hoje, mas principalmente, que não sejam esquecidos na rotina diária. Afinal, é nesse momento que elas mais precisam ser lembradas e protegidas”, discorreu a primeira-dama.

Conforme a secretária Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), Regina Kaizer, este é o momento de município e Estado detectarem as prioridades das próximas conquistas do universo feminino. “É preciso trabalhar em conjunto, para fortalecer a luta das mulheres, como também para solucionar questões relevantes de suas vidas e de seus direitos”, declarou.

Na avaliação da diretora de Gestão e Políticas Sociais da SMASDH, Rosa Maria Luzardu, a consolidação das políticas públicas municipais e estaduais, que serão encaminhadas a etapa nacional, serão determinantes para que as mulheres tenham uma vida mais digna e saudável.

Nacional

O evento estadual reúne cerca de 128 delegadas de diversas cidades do Estado, das quais 20 são da capital. Durante a etapa mato-grossense, 55 participantes serão eleitas para representar Mato Grosso na 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que acontece entre os dias 12 e 15 de dezembro, em Brasília.

Conferência Municipal

Sucesso de público e superação das metas. Estes foram os principais resultados alcançados na 3ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de Cuiabá, realizado em 15 e 16 de setembro de 2011. Nos dois dias de encontro, o público feminino da capital pôde discutir as políticas públicas em torno das mulheres e definir os caminhos para desenvolver estas ações.

Mais de 220 mulheres participaram dos debates municipais, embasadas em temáticas corriqueiras da mulher contemporânea como igualdade de direitos, saúde feminina, mercado de trabalho, todos os níveis de violência contra a mulher, entre outros. Todo o universo do encontro teve como ponto central o fortalecimento da autonomia econômica, social e cultural das políticas públicas femininas, proporcionando a elas o pleno exercício da cidadania.