Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

27 de Julho de 2012 12h06

Crianças e idosos vivenciam manhã lúdica no Parque Mãe Bonifácia

27/07/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810


Uma manhã lúdica. Assim pode ser definida a última sexta-feira do mês de julho que reuniu no Parque Mãe Bonifácia, 45 estudantes do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti), e outros 20 idosos atendidos pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Novo Colorado. Pela manhã, os meninos e meninas do Peti  participaram de atividades de promoção de qualidade de vida e de aprendizado empinando pipas no ‘Casarão’.

A gerente do CRAS Novo Colorado, Thaíza Aparecida, explica que as aulas do Peti não sofreram recesso na unidade, porém, com as férias escolares o tempo de ociosidade foi ampliado. As aulas do Peti acontecem no contraturno escolar. “Resolvemos empregar novas estratégias e promovemos nessa semana uma grande oficina para a confecção das pipas. Na sequência, os trouxemos para uma manhã de lazer”. Ela ainda conta que no período da tarde, o grupo de alunos do Peti fará uma visita, a partir das 14 horas, ao Sesc Arsenal.

Welington Soares, de 10 anos, visitou o Parque pela primeira vez na manhã de hoje. Inserido no programa há pouco mais de dez dias, ele conta que está satisfeito com tudo o que vem aprendendo. “Estou adorando tudo isso aqui”. A inserção de Wellington se deve ao trabalho de busca ativa realizado pelas equipes do CRAS que realizam o acompanhamento das famílias em situação de extrema vulnerabilidade social. “Nós constatamos que ele estava fora da escola, acionamos os pais para que ele seja rematriculado e após o recesso de julho ele volta a estudar”, comemora Thaíza.

Grupo de Idosos

O passeio também trouxe alegria a  senhora Odete Souza de Sá, 78 anos. Moradora do bairro Novo Colorado há mais de 20 anos, ela conta que até a manhã de hoje não conhecia o parque. “Achei a ideia muito boa. Já tem uns anos que frequento as atividades no CRAS e os passeios são bem vindos”.

Segundo Thaíza, duas vezes na semana o CRAS desenvolve atividades para a promoção de qualidade de vida da terceira idade. “Temos uma parceria com o Programa Saúde da Família e realizamos palestras, levamos orientações, serviços como aferição da pressão para a comunidade”.  O grupo de idosos pode realizar ginástica, além de participar de uma palestra com uma nutricionista.

Saiba Mais

Cuiabá possui 13 Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) em atuação. Essas unidades são coordenadas pela Coordenação de Proteção Social Básica e desempenham atividades de promoção de qualidade de vida a distintos públicos. As unidades ofertam aulas de artesanato, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnino (Pronatec), inscrições do CadÚnico e Bolsa Família,  o Programa de Fortalecimento de Vínculos para crianças de zero a seis anos, além de acompanhamento psicoassistencial às famílias em situação de vulnerabilidade social. As unidades também disponibilizam os projetos sociais como Peti, Siminina e Projovem, que juntos beneficiam a cerca de sete mil crianças e jovens.

O Peti é um programa do Governo Federal desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Assistência Social e Desenvolvimento Humano que atende a cerca de 2,9 mil crianças com atividades nos eixos cultural, pedagógico e desportivo. Todas as atividades são realizadas no contraturno escolar.