Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

18 de Outubro de 2012 12h08

CREAS Norte já atendeu a mais de 1,2 mil em apenas nove meses

18/10/2012

Patrícia Neves - (65) 3645-6810


Um total de 1.283 pessoas que sofreram algum tipo de violação de direitos, foram atendidas no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) Norte, que dá assistência a moradores dos bairros que integram as regiões Norte e Sul de Cuiabá. O balanço equivale ao período de janeiro a setembro de 2012.
 

O CREAS Norte integra a rede administrada pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá. 

O registro da unidade evidencia que a violência, em suas mais distintas formas (seja de ordem sexual, física ou psicológica) contra crianças e adolescentes, ainda aparece com grande representatividade. Logo em seguida está a violência doméstica. Ambas concentram cerca de 70% dos atendimentos realizados no período. Na sequência, aparecem as denúncias de maus tratos e negligência às pessoas idosas. 

De acordo com a gerente da unidade, Hélida Silva, o CREAS disponibiliza serviços sociais, psicopedagogia, advocatícios, psicológicos, de abordagem e de orientação social.  Ela frisa que o CREAS oferta ações de orientação, proteção e acompanhamento psicossocial individualizado e sistemático, com foco na atuação da família por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) e atua de maneira intersetorializada para atendimento das demandas. Realiza o encaminhamento à rede de proteção, como delegacias da Polícia Judiciária Civil, Ministério Público Estadual, Conselhos Municipais de Direitos e também para Defensoria Pública. 

“Além do atendimento encaminhado pela Justiça ou Conselho Tutelar, nós atendemos a demanda espontânea. Muitas vezes a pessoa chega aqui, antes mesmo de registrar queixa em uma delegacia. Procuram-nos para pedir orientação, sobre o que fazer, como proceder. Além do serviço psicoassistencial os nossos profissionais também realizam todos os encaminhamentos necessários para a garantia de direitos desse cidadão e por isso temos um advogado presente para o encaminhamento”, explica Hélida. 

Para ela, o elevado número de ocorrências representa fruto do significativo trabalho desenvolvido. “As famílias estão tendo acesso às informações sobre a rede de proteção. Passaram a denunciar mais. Por isso o índice elevado de atendimento”. 

Para a dona de casa D.B., o trabalho desenvolvido pela Assistência Social, por meio do CREAS, é de grande importância. Após perder o marido, sua filha de 11 anos passou a ter sérios problemas escolares e com auxílio do Conselho Tutelar a menina passou a receber atendimento psicossocial na unidade CREAS Norte. “Tem sido uma fase muito difícil. Estou na expectativa de que com o atendimento com a psicóloga a situação melhore”, finaliza. 

No total, Cuiabá disponibiliza duas unidades do CREAS. Uma está instalada no bairro Morado da Serra (CREAS Norte) e outra unidade na Rua Pedro Celestino, mas que será transferida até o fim do mês para uma nova sede na Rua  13 de Junho, o CREAS Centro.  A atuação dos CREAS está ligada diretamente à Coordenadoria de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano.