Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

27 de Novembro de 2012 10h02

CRAS Colorado desenvolve projeto e desperta consciência ambiental

27/11/2012

Patrícia Neves/SMASDH (65) 3645-6810


Possibilitar a reflexão e estimular a mudança comportamental frente às questões ambientais. Esses são alguns dos benefícios propostos por meio do “Projeto Ambiental”, desenvolvido com os garotos de 15 a 17 anos atendidos pelo programa Projovem Adolescente pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) em parceria com a empresa Ambev, em Cuiabá. O CRAS é uma das unidades administradas pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá (SMASDH).

De acordo com a monitora do Projovem Adolescente, Rosangela Ferreira De´Lara, há dois anos a parceria vem sendo mantida. Uma vez por semana, o grupo de estudantes se desloca para a sede da empresa (que possui um bosque) e auxilia na construção de uma trilha com o plantio de árvores nativas. “Até o momento já plantamos um total de 325 árvores nativas do cerrado”, explica a monitora.

Ela conta ainda que a empresa, além de ceder o espaço, ainda é responsável pela distribuição das sementes. “Ao longo desse trabalho, desenvolvemos também pesquisas sobre a reutilização de garrafas plásticas e construímos um bancada para colocarmos nosso material de estudo e de trabalho usando material reciclável, como as garrafas”, finaliza.

Para a gerente do CRAS, Taíza Aparecida Mattos, iniciativas como essa refletem diretamente na comunidade já que o aprendizado é expandido para as famílias potencializando a adoção de novos comportamentos positivos.

Projovem

O Programa, mantido pelo Governo Federal em parceria com o município, possui atividades realizadas no contra turno escolar por três horas diárias. São desenvolvidas ações culturais, práticas desportivas e de letramento. O Programa também oferta a Formação Técnica Geral (FTG) visando à qualificação para o mercado de trabalho.

Toda a dinâmica empregada para as ações do Projovem é pautada em temas transversais necessários para compreensão da realidade e para a participação social desses jovens na sociedade.