/

12 de Setembro de 2012 15h44

Conselho mobiliza sociedade para o dia nacional de luta das pessoas com deficiências

12/09/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810

Em celebração ao dia nacional de luta das pessoas com deficiências (celebrado em 21 de setembro), o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CMDPD) - em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá - realiza na próxima semana uma série de atividades para a promoção da reflexão sobre os direitos e deveres dos cidadãos. Os dias 18 e 19 de setembro, sempre às 19h, serão destinados ao desenvolvimento de vivências com estudantes de duas faculdades. Dados do Censo 2010, do IBGE, apontam um total de 128.425 pessoas com algum tipo de deficiência, residentes na capital.

“No dia 18 estaremos na Universidade de Várzea Grande (Univag), a partir das 19h. No dia 19 estaremos no Instituto Cuiabano de Educação (ICEC). Já no dia 20, na Unic. Nossa proposta é fazer com que os estudantes, pelo mínimo de tempo que seja, usem uma cadeira de rodas, se locomovam com o emprego delas, que andem sem poder ver, que sintam e percebam o mundo de outra maneira. É uma foram de interação”, explica a presidente do Conselho Municipal, Mariley Auxiliadora de Jesus.

As atividades serão realizadas nos pátios das instituições de ensino e serão abertas a todos os alunos. "Qualquer pessoa poderá participar", diz Mariley.

Ela justifica a prática pontuando que embora o acesso aos serviços e bens púbicos tenham sofrido avanços consideráveis a partir da Constituição de 1988, não é possível desconsiderar graves problemas na concretização da garantia dos direitos sociais como, emprego, saúde, educação, assistência, lazer, esporte, alimentação e transporte. “A questão do preconceito e do despreparo de instituições, profissionais e de uma grande parcela da sociedade em relação à pessoa com deficiência, ainda é fator gerador de grandes problemas na condução das ações e serviços voltados para esta população”.

Ela ainda pontua que na data de 22 de setembro, por meio de um convite do Ministério Público Estadual, o Conselho Municipal irá participar do movimento nacional, ‘Um dia sem Carro’. A atividade terá início às 7h da manhã em frente à Prefeitura de Várzea Grande. “O convite foi feito pelo Ministério Público Estadual para que nos mobilizássemos e levássemos ao debate a questão da acessibilidade. Em Cuiabá, por exemplo, não existe nenhum jogo semafórico sonoro”. Estarão presentes representantes de diversas entidades representativas de direitos de pessoas com deficiências.

Saiba Mais

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído em 14 de julho de 2005 pelo Movimento Social em encontro Nacional em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido pela proximidade com a data de chegada da primavera e o dia da árvore, numa representação do nascimento de nossas reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. O seguimento das pessoas com deficiência existe há mais de trinta anos, enquanto movimento organizado no Brasil e, no decorrer desses anos, muito já foi conquistado no país, porém, muito ainda temos a conquistar.

Desde a sua instituição, a data tem sido comemorada, não como um dia de luta pelas pessoas com deficiências, mas sim como um momento dedicado a reflexão na busca de novos caminhos para o fortalecimento das políticas públicas e também como forma de divulgar as conquistas pela inclusão social.

De 1982 até hoje muitos ‘21 de setembro’ foram comemorados informalmente embora com força e garra sempre pautadas na busca pelo fortalecimento do processo de mudanças para melhorar a qualidade de vidas das pessoas com deficiência.

Serviço

Dia 18, às 19h, – Vivência na Univag

Dia 19, às 19h – Vivência na ICEC

Dia 20, às 19h - Vivência na Unic (campus Beira Rio)

Dia 22, concentração às 7h, em frente da Prefeitura de Várzea Grande (Movimento 'Um dia sem carro')