Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

19 de Março de 2012 10h33

Comunidade incentiva e aprova ações do programa Valorizando Vidas

19/03/2012

Patricia Neves - SMASDH (65) 3645-6810


Inserção de dados para o CadÚnico, Bolsa Família, orientações sobre os Programas Siminina, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI0, Pró-Jovem Adolescente, Siminino, cortes de cabelos, orientações na área assistencial por meio do Centro de Referência Especializado em Assistência (CRERAS) Norte e Centro, exposição de trabalhos oriundos de oficinas ofertadas,  além da ação de valorização “Beleza na Praça”, foram as inúmeras atividades ofertadas pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) no sábado (17-03), durante a 1ª edição do ano do Programa Valorizando Vidas, realizado no distrito de Nossa Senhora da Guia.

 A ação conjunta entre todas as secretarias do município levou aos moradores da comunidade da Guia informações, ações e serviços. Com uma grande demanda, a SMASDH prestou atendimento em três estandes.

“Um encontro como esse é muito importante para a comunidade e é preciso que todos os moradores ajudem, que deem continuidade ao trabalho que teve início hoje”, sintetizou o prefeito da capital, Francisco Galindo.

Edenecil Dias de Souza, subprefeito do Distrito de Nossa Senhora da  Guia, enalteceu o trabalho. “É maravilhoso tudo o que está acontecendo. Essa é a primeira vez que o Distrito de Guia recebe uma ação como essa. Espero, sinceramente, que seja repetida”, disse ao observar o trabalho de corte de cabelo ofertado pela SMASDH em parceria com o Sesc e com a Ong Flor de Lins. “Eu moro em um fazenda, mas vim com meus pais hoje pra cortar o cabelo”, conta Carla Regina, de 12 anos.

A equipe do Bolsa Família teve bastante trabalho no sábado. Houve um considerável número de pessoas procurando auxílio e realizando o CadÚnico, que vai possibilitar o acesso a outros programas federais, assim como a inserção em cadastro habitacional. “Eu nem sabia direito como é que funcionava. O acesso pra capital nem sempre é fácil e a proposta ajuda muito”, conta a moradora Regina Silva, de 22 anos, que é mãe de dois pequeninos (de 1 ano e 6 meses e outro de apenas 3 meses). “Agora eu tenho um monte de informações e meus filhos vão poder ter o Bolsa”, relatou.

Apresentações culturais das crianças atendidas pelo Programa Siminina e PróJovem animaram a festança. Com a produção impecável, levaram muita emoção para a comunidade.

Uniformes: Na sequência, profissionais e participantes dos programas e projetos sociais da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) apresentaram os novos uniformes e uma prova inconteste de que esforços não são poupados para ampliação da oferta de atendimento, bem como dos serviços ofertados.