Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

13 de Fevereiro de 2014 15h52

Centro de Convivência de Idosos reabre as portas com nova estrutura

13/02/2014

EUZIANY TEODORO

Michel Alvim

O prefeito Mauro Mendes e a primeira-dama, Virginia Mendes, reabriram hoje (13) o Centro de Convivência de Idosos “Padre Firmo Duarte Filho”, após obras de reforma que reestruturaram todo o prédio. As obras começaram em dezembro de 2013 e custaram R$ 114 mil.

Virginia Mendes, que acompanhou e ajudou a coordenar as mudanças no CCI, destacou a importância de se valorizar a terceira idade. “Os idosos são uma das nossas prioridades. Todos um dia seremos idosos e, por isso, além da melhoria na qualidade dos serviços prestados, também estamos investindo em projetos que proporcionem um convívio saudável deles com a comunidade, levando atividades de lazer, saúde e também estímulo intelectual”.

O secretário de Assistência Social de Cuiabá, José Rodrigues, coordenou a reforma, que ocorre simultaneamente nos outros três CCI’s da cidade.

“Todas as atividades, esportivas e de lazer, serão praticadas com muito mais qualidade. Temos algumas mudanças essenciais para o melhor aproveitamento e os idosos poderão ter uma qualidade de vida ainda melhor”, afirmou.

O CCI Padre Firmo passou por restauração em elétrica, hidráulica, troca de telhados e janelas, pintura, ampliação de espaços e equipamentos eletroeletrônicos, reforma de banheiros e paredes. Além disso, o local agora é pioneiro em uma ação que, em breve, será ampliada: um laboratório de informática com 12 terminais foi montado e os idosos terão curso de informática e poderão acessar as redes sociais.

O laboratório de informática foi montado em parceria com a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia. O secretário Rafael Bastos esteve na inauguração. “A Prefeitura não é apenas uma parceira, é um instrumento que nos dá a oportunidade de fazer o bem para o nosso próprio futuro”, disse.

O Defensor-Geral de Mato Grosso, Djalma Sabo Mendes, elogiou o trabalho do prefeito Mauro Mendes na reforma do CCI, mas também de várias escolas municipais. “Nada mais justo do que cuidar daqueles que já fizeram tanto por nossa cidade e, ao mesmo tempo, cuidar daqueles que vão garantir o nosso futuro”.

Com o objetivo de humanizar os ambientes e também valorizar a cultura cuiabana, a Prefeitura de Cuiabá instalou painéis de artistas cuiabanos no CCI Padre Firmo e no Restaurante Popular. As obras são dos artistas Adão Silva, Benedito Nunes, José Pereira e Sebastião Silva.

A aposentada Virginia Romancini, de 87 anos, frequenta o CCI Padre Firmo há 12 anos e aprovou as mudanças. “Ficou tudo muito bonito. Já era muito bom ver os amigos, agora ficou ainda melhor”, comemorou.

Para o prefeito Mauro Mendes, os idosos merecem toda a atenção da administração municipal. “Estamos planejando um espaço ainda maior na região do Coxipó. Um Centro de Convivência Master, para reuni-los em grandes atividades. São pessoas que contribuíram muitos anos com Cuiabá e merecem não só nosso respeito, mas carinho e atenção, especialmente do poder público”, afirmou.