Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

26 de Julho de 2012 15h32

Centro de Convivência de Idosos promove integração no Dia dos Avós

26/07/2012

Patrícia Neves - (65) 3645-6810


O Centro de Convivência de Idosos Maria Ignês França Auad, instalado no bairro CPA III, promoveu nesta quinta-feira (26-07), o “Dia do Vovô e da Vovó”, uma grande confraternização que envolveu mais de cem pessoas em atividades culturais e de lazer. Os idosos puderam se divertir com práticas desenvolvidas especialmente para atendimento desse público, como a ‘corrida com a colher na boca’.
 

A administração dos Centros de Convivência de Idosos é atribuição da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá. O gerente da unidade, Natalino Alves da Silva, cita que a atividade promove a integração e promove qualidade de vida aos usuários. 

O aposentado Apolinário Vergílio de Arruda, de 65 anos, frequenta a unidade há 90 dias e diz que está satisfeito com os serviços prestados. “Acho tudo que é oferecido aqui muito bom”.  Apolinário participa das aulas de hidroginástica. “Me sinto muito bem quando estou aqui”. 

Izaura de Oliveira Araújo, de 79 anos, frequenta a unidade há sete anos e avalia: “todos somos muito bem tratados aqui. O CCI é tudo na minha vida. Depois que comecei a frequentar as atividades me sinto bem melhor. Seu eu pudesse viria aqui todos os dias”. 

Espaços de convivência  

Cuiabá também disponibiliza outros espaços para a realização de práticas e de socialização do público da melhor idade, como o Centro de Convivência de Idosos Padre Firmo (no bairro Dom Aquino), Centro de Convivência de Idosos Aidee Pereira do Nascimento (Novo Horizonte) e Centro de Convivência de Idosos João Guerreiro (Altos do Coxipó). As ações são organizadas pela Coordenadoria de Proteção Social Básica. 

Diariamente, os Centro de Convivência prestam atendimento a cerca de 400 pessoas. São oferecidas aulas de dança, hidroginástica, ginástica para a melhor idade, aulas de letramento, caminhada, além de passeios e atividades externas por meio da instituição de grupo de idosos e a socialização das informações irá possibilitar o acesso mais ágil da informação, bem como a parceria para campanhas de vacinação nas unidades. 

Cabe aos Centros de Convivência a atuação no Serviço de Proteção Social Básica e a cada unidade possibilitar a promoção da autoestima, da saúde mental e física, melhoria da condição social dos idosos, assim como a redução e prevenção a situações de isolamento social.