Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

30 de Maio de 2012 09h31

CCI Padre Firmo oferta exames para detecção de doenças ósseas

30/05/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810


Uma parceria realizada pelo Centro de Convivência de Idosos Padre Firmo Duarte – administrado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Social (SMASDH) – e o Laboratório Lilly, já possibilitou a 345 idosos a realização de exames de triagem para a detecção de doenças ósseas, como a osteoporose e a osteopenia. O Centro de Convivência de Idosos está instalado no bairro Dom Aquino.

O público em geral pode realizar o exame que é indolor, de fácil acesso, e não tem custo algum até o dia 1º de junho, próxima sexta-feira, no CCI. A gerente da unidade, Sonia Zanella, explica que qualquer pessoa com idade de 50 anos ou mais pode ser submetida ao exame que é realizado em pouco mais de um minuto. “Estamos abertos ao público e, diariamente, podem ser realizados até 100 exames“.

Sonia ainda conta que essa é a primeira vez que o CCI Padre Firmo promove uma ação nesses moldes. Segundo ela, no mês de junho no Centro de Convivência Maria Ignês Audy, instalado no bairro CPA III, também irá disponibilizar para a comunidade os exames sem custo algum.

A triagem é realizada pela enfermeira Paula Miranda. Cabe a ela a operacionalização da máquina ‘Achilles Express’. O equipamento realiza uma análise da densidade óssea através do osso calcâneo, o osso do calcanhar. Posteriormente, a máquina emite as informações sobre o cálculo feito considerando o gênero do cliente, idade e a resistência óssea apresentada.

“Após o exame, é solicitado então que essa pessoa procure um médico para que ele faça a leitura adequada dos resultados e o posterior encaminhamento”, relata Paula. A medida tem como premissa evitar diagnósticos errôneos e até mesmo o emprego de medicamentos sem a devida orientação de profissionais habilitados. No entanto, a enfermeira ajuda na disseminação de informações que possam auxiliar o tratamento a essas doenças com dicas alimentares e hábitos que podem ser desenvolvidos.

Para a aposentada, Maria Madalena Dourado dos Reis, 72 anos, a possibilidade de realizar o exame no CCI onde frequenta quatro vezes na semana é de grande ajuda. “Eu já havia sido submetida a essa exame e o clínico disse que estava tudo bem. Meus ossos ainda estão ajeitadinhos”, brinca.

Oferta

O Centro de Convivência de Idosos já existe há 11 anos. Ele oferta atividades como hidroginástica, ginástica, aulas de tai chi chuan, caminhada, letramento, musculação, dança sênior, acompanhamento social, baile e missa uma vez por mês. Há ainda o acompanhamento de saúde realizado por uma enfermeira. A média de atendimentos diários chega a 250 pessoas.