Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

30 de Maio de 2012 17h37

Casas de Acolhimento de Cuiabá já atenderam 2,7 mil pessoas em quatro meses

30/05/2012

Patricia Neves-SMASDH-3645-6810

 

As três casas de acolhimento de pessoas em situação de extrema vulnerabilidade em Cuiabá – Missão Atalaia de Jesus, Albergue Municipal Manoel Miraglia e Abordagem Solidária – já atenderam aproximadamente 2,7 mil pessoas no primeiro quadrimestre de 2012. As unidades são administradas pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá (SMASDH).

Nessas unidades, os assistidos recebem atendimento social, assistencial, de higienização, nutricional, encaminhamento para saúde, educação, inclusão produtiva, inserção em projetos sociais, dentre outros serviços.

De acordo com o coordenador de Proteção Social Especial, Edilson Proença, todas as casas de acolhimento institucional mantém equipe técnica dotada de profissionais para a prestação desses serviços. Ele informa que os números de atendimentos são elevados devido à rotatividade dos assistidos.

Ele reforça que todo cuidado necessário é aplicado para que os assistidos tenham acesso a cada um dos serviços da administração municipal. “Nenhum usuário assistido sai de nossas unidades sem o devido encaminhamento e acompanhamento da equipe técnica”, explica Edilson Proença.

O coordenador informa ainda que o senhor Antônio Batista da Silva, 57, falecido na manhã de hoje (30-05) quando procurava atendimento médico “não estava abrigado em nenhuma das unidades mantidas pela Assistência Social e Desenvolvimento Humano”. Ele frisa ainda que não compete à SMASDH fazer a fiscalização e nem acompanhamento nas demais casas de apoio instaladas na capital.

Segundo Edilson Proença, o público atendido nas casas de acolhimento institucional é, em sua maioria, composto por pessoas que não residem na capital. “Nosso público vem, principalmente, em situação transitória, como em busca de trabalho, na tentativa de se estabelecer na capital do Estado”, afirma.

A instituição Missão Atalaia de Jesus possui 40 leitos para acolhimentos e a unidade destina-se exclusivamente ao atendimento de homens. Já o Albergue Municipal Manoel Miraglia possui capacidade de acolhimento para 60 pessoas (famílias e crianças). O Centro de Triagem Abordagem Solidária possui capacidade de acolhimento para 80 pessoas (homens e mulheres), com mais de 18 anos de idade.