Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

29 de Março de 2012 16h38

Casa de Amparo promove Dia de Beleza a mulheres vítimas de violência

29/03/2012

Patrícia Neves/Assessoria SMASDH-3645-6810

A Casa de Amparo às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, administrada pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, em parceria com a Universidade de Várzea Grande (Univag), proporcionou um “Dia de Beleza” às protegidas da unidade, funcionárias da Casa da Retaguarda e também da Coordenadoria de Proteção Social Especial da SMASDH. A ação foi realizada por doze alunas do curso de Cosmetologia e Estética da instituição de ensino superior.

A coordenadora da unidade, Maria Auxiliadora de Oliveira, pontua que a atividade ajuda a elevar autoestima das abrigadas e também serve como ato de valorização profissional dos servidores. Foram oferecidos serviços como massagem, limpeza de pele, hidratação, e outras formas de embelezamento.

A atividade já integra o calendário de ações da Casa de Amparo. “É uma prática que temos. A última edição foi realizada em dezembro do ano passado”, informou Maria Auxiliadora.

A abrigada L., de 26 anos, está na Casa há cerca de dez dias e conta que se emocionou com os serviços prestados. “É uma ação maravilhosa. Fiz amigos nessa Casa. O atendimento é ótimo”, disse.

A Casa de Amparo é referência em Mato Grosso e possui capacidade para 45 pessoas (entre adultos e crianças). É um serviço considerado de Alta Complexidade e tem suas ações gerenciadas pela Coordenadoria de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH).

Em um ambiente construído para ofertar segurança, assistência social, atendimento psicológico, acompanhamento jurídico e transporte escolar, a Casa já prestou auxílio, ao longo de uma década, a  2.405 pessoas. Desde total, 976 mulheres e 1.429 crianças. Em agosto de 2012, a Casa irá completar dez anos de existência.