Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

13 de Março de 2012 14h47

Casa de Amparo de Cuiabá possibilita que mulher protegida receba moradia

13/03/2012

Patricia Neves - SMASDH (65) 3645-6810


Uma das jovens protegidas pela Casa de Amparo às Mulheres Vítimas de Violência, da Prefeitura Municipal de Cuiabá, e gerenciada pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), foi contemplada com uma moradia no Residencial Alice Novack, na região dó Coxipó. 

F., de 22 anos, já é mãe de duas crianças (uma menina de 4 meses e um garoto de 1,6  anos) e está à espera do terceiro filho (que deve nascer no mês de abril). Vítima de agressão verbal e psicológica, ela procurou ajuda do Poder Judiciário e foi encaminhada para a Casa de Amparo, onde recebe assistência psicológica, social e assessoria jurídica.

 “Devido a sua condição de vulnerabilidade social, ela foi inserida no programa habitacional Minha Casa Minha Vida. A Casa de Amparo ajudou, mais uma vez, a reestruturação de uma família”, conta a gerente da unidade, Maria Auxiliadora de Oliveira. 

Ela ainda pontua que sua permanência na Casa de Amparo, literalmente, lhe garantiu conquistas. F. não tem contato com o pai e nem com sua mãe biológica. Ela conta que tem apenas um irmão, mas que não mantém contato com ele. “Já chorei de felicidade. O empenho dos profissionais que estão aqui é muito grande. Sabia que minha vida seria difícil, mas tenho um local para recomeçar”, diz emocionada. 

A Casa de Amparo têm buscado parcerias com instituições públicas e privadas para proporcionar às mulheres que lá se encontram cursos profissionalizantes e posterior encaminhamento ao mercado de trabalho. 

Saiba Mais 

A Casa de Amparo foi fundada pela prefeitura de Cuiabá em agosto de 2002. Ao longo de quase dez anos de implantação, já prestou atendimento a mais de 2,4 mil pessoas. A unidade possui estrutura para atendimento de um técnico de enfermagem, que atua em regime de plantão, assistência psicológica, assessoria jurídica, acompanhamento com assistentes sociais e transporte escolar para os filhos das protegidas. A Casa possui capacidade de atender a 45 pessoas.