Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

29 de Outubro de 2012 11h14

Casa da Retaguarda Paulo Prado recebe melhorias estruturais

29/10/2012

Patricia Neves - SMASDH (65) 3645-6810

 

A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá tem investido em melhorias estruturais das unidades de abrigamento, ligadas à Coordenadoria de Proteção Social Especial (PSE).  Destinada a acolher e assegurar a proteção integral à adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social, a Casa da Retaguarda Paulo Prado tem passado por uma série de melhorias estruturais, realizadas pelo Núcleo de Obras da Secretaria.

Conforme o coordenador de Proteção Social Especial, Edilson Proença, “as medidas seguem as orientações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) quanto à estrutura física para os serviços”. São realizadas melhorias hidráulicas, elétricas e no telhado da unidade.

Ele ainda explica que as melhorias não serão limitadas somente ao espaço físico. O mobiliário e equipamentos permanentes, de uso pedagógico e de informática também serão renovados. A Casa da Retaguarda será contemplada com novos beliches, conjuntos de mesas, cadeiras, e irá receber ainda um kit de informática para atendimento da rotina administrativa com computador, data show, impressora, máquina fotográfica.

“O acervo da biblioteca será fortalecido, assim como haverá aquisição de jogos didáticos e compra de material pedagógico para complemento das atividades escolares”, cita Edilson Proença.

Ele pontua que as aquisições dos materiais serão realizadas com recursos oriundos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD) e pelo Fundo Municipal de Investimento Social (FUMIS)

A Casa da Retaguarda presta atendimento hoje a um total de 16 meninas na faixa etária de 12 a 17 anos. São disponibilizados na unidade da Assistência Social serviços como o acolhimento temporário, alimentação, encaminhamento para a rede socioassistencial, reintegração familiar, higiene pessoal, orientação e apoio psicoassistencial e familiar.