Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

31 de Agosto de 2012 11h40

Casa da Retaguarda oferece oficinas profissionalizantes para acolhidas

31/08/2012

Patrícia Neves - (65) 3645-6810


Uma parceria realizada entre a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá e o Instituto Mato-grossense de Desenvolvimento Humano tem beneficiado as 17 meninas (na faixa etária de 13 a 18 anos) que encontram-se abrigadas na Casa de  Retaguarda Paulo Prado.
 

A gerente da unidade, Flávia Guedes Saldanha, explica que hoje (31-08) tem início o curso de arte em bordados. Na prática, as meninas poderão aprender a confeccionar pinturas em tecidos. A ação integra o projeto ‘Mulher Empreendedora’ e será estendida durante todo o fim de semana. 

No período de 3 a 6 de setembro, a parceria possibilitará que as jovens participem de outro processo formativo, o de secretariado. As aulas serão realizadas das 19h00 às 21h30, para que não exista nenhum prejuízo à frequência escolar ou em consultas médicas. “O horário foi elaborado com essa proposta. Diariamente nós levamos as meninas para aulas, consultas, encaminhamentos diversos, além da participação em ações pedagógicas como as atividades promovidas pela Rede Cidadã, com aulas de violão”, cita Flávia Alessandra. 

No dia 7 de setembro, as 17 jovens iniciarão mais um processo formativo. Dessa vez de confecção de caixas artesanais.  As atividades serão realizadas também durante o fim de semana. “Temos a ideia de realizar uma grande exposições com toda produção dos cursos já ofertados”, diz a gerente lembrando que as meninas já participaram de oficinas de artesanatos promovidas pela Secretaria de Assistência, como as de confecção de bijuterias. 

Além dessas atividades, as meninas participam também de outras ações para a promoção de qualidade de vida e cidadania, como  o projeto  ‘Um Futuro Feliz’, desenvolvido pela Ong Obras Sociais Anália Franco  onde participam de um curso que debate a prevenção ao uso indevido de substancias psicoativas, ética, cidadania, e informática. As atividades são realizadas três vezes. 

Todos os sábados, em parceria com o Grupo Teatral  Cena Onze podem desenvolver oficinas de reciclagem e ainda participam das ações no eixo cultural e pedagógico por meio do Projovem Adolescente. 

A Unidade 

A Casa de Retaguarda Paulo Prado é uma unidade ligada à Coordenadoria de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano.  Ela destina-se ao atendimento de meninas e jovens que estejam em situação de risco social em que exista o rompimento de vínculos familiares. 

“A unidade serve para atendimento das meninas que tenham sofrido algum tipo de violência ou que necessite de medida protetiva oriunda de violência sexual ou conflito familiar”, explica a gerente. 

São disponibilizados pela Assistência Social serviços como o acolhimento temporário, alimentação, encaminhamento para a rede socioassistencial, reintegração familiar, higiene pessoal, orientação e apoio psicoassistencial e familiar.