Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

13 de Março de 2012 09h00

Beleza na Praça contempla moradoras do Distrito da Guia

13/03/2012

Patrícia Neves/SMASDH-3645-6810

Dez moradoras do Distrito de Nossa Senhora da Guia, zona rural de Cuiabá, participaram nesta segunda-feira (12.03) de um dia de princesa dentro da ação ‘Beleza na Praça’, ação promovida pelo programa “Valorizando Vidas no Seu Bairro”, iniciativa da prefeitura de Cuiabá. O 'Beleza na Praça' é organizado pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH).

Após participarem - na semana passada - de intensa programação com palestras sobre moda e autoestima, as representantes da comunidade passaram  o dia em dois salões de beleza que são importantes parceiros para a concretização de sonhos.  

De cabelos matizados e escovados, a dona de casa Zenaíde Pedrosa Silva, de 54 anos, mãe de sete filhos teceu elogios ao objetivo do projeto. “Toda mulher gosta de se cuidar, mas falta condição, muitas vezes. Adorei participar”. 

Na tarde de ontem elas fizeram uma visita a sede da SMASDH e conheceram um pouco mais do trabalho desenvolvido.  Zenaíde conta ainda que na próxima edição do programa “Valorizando Vidas no Seu Bairro”, que acontece em 17 de março (sábado), irá se inscrever para realizar curso de confecção de biscuit, além de fazer uso dos serviços de emissão de documentação. “Onde moro existe uma grande dificuldade em arranjar emprego. É sempre bom aprender um pouco mais”. 

Ações

Na 1ª edição do programa em 2012, a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) irá ofertar cursos de confecção de biscuit, de cestas com uso de jornais, e de bijus. Ao encerramento das atividades, a Secretaria fará a doação de um kit para que as participantes possam atuar complementando a renda de suas respectivas famílias. O “Valorizando Vidas no Seu Bairro” em 2012 será temático e em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres têm a 'Mulher' como tema.

“Gostei muito da ação. As palestras foram interessantes. Espero a ação que vai acontecer no sábado”, conta Paulina Pinho Pereira, 71 anos, que também participa da ação.  

No decorrer dessa semana, as dez mulheres irão participar de um workshop sobre maquiagem e dicas de moda e passarela. Elas serão contempladas com peças para composição de um novo guarda-roupa e irão vivenciar as experiências como modelo durante o programa.  

Todo trabalho de acompanhamento e de busca ativa das participantes do Programa foi realizado pela equipe composta por uma técnica de nível superior, Emanueli Matos de Souza e por três assistentes sociais, Mônica Barros, Evelyn Martins e Aurinei Letícia Pinto.

“Trabalhamos na busca ativa dessas famílias, prestamos orientações de saúde e de elevação da  estima. Em um dos casos ajudamos na instrução para a vacinação de um recém-nascido", explica Mônica.