Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

28 de Agosto de 2013 15h58

Atendimento a moradores de rua é mais do que o dobro do esperado

28/08/2013

Euziany Teodoro


Após um mês de funcionamento, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, inaugurado em Cuiabá no dia 23 de julho, atendeu mais do que o dobro de pessoas estimadas inicialmente. O Centro Pop, como ficou conhecido, atendeu 175 moradores de rua no período. A previsão inicial era de 80 pessoas ao mês.

 

No total, a Prefeitura de Cuiabá disponibilizou alimentação para 438 homens e mulheres que procuraram a unidade, servindo 1.402 refeições (café, almoço e lanche). Cem pessoas utilizaram o espaço para descanso e 80 receberam kit de higienização bucal e para banho. O Centro Pop funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

 

Entre as 175 pessoas que foram cadastradas e atendidas no Centro Pop, 26 aceitaram ser encaminhadas para as unidades de acolhimento existentes em Cuiabá. “Essas pessoas deixaram as ruas e agora estão acolhidas em espaço digno”, avaliou o secretário de Assistência Social de Cuiabá, José Rodrigues Rocha Junior.

 

A unidade conta com uma equipe multidisciplinar, que faz a triagem e o encaminhamento das pessoas que desejarem voltar para sua cidade de origem ou, ao menos, ter um lugar para dormir. Estas serão levadas para as casas de acolhimento, que disponibilizam cerca de 250 vagas na Capital.

 

Além disso, 47 pessoas tiveram atendimento psicossocial e 52 foram alcançadas pelo serviço de abordagem social.

 

O Centro Pop de Cuiabá fica na Rua Pedro Celestino, esquina com Rua Campo Grande, Bairro Centro Norte, Região Oeste de Cuiabá.

 

Além da inauguração do Centro de Atendimento, outras duas ações de apoio aos moradores de rua foram lançadas, também no dia 23 de julho. Trata-se das campanhas “Abraço Quente” e “Anjos da Noite”, ambas com o objetivo de levar mais conforto à população em situação de rua que ainda enfrentam as baixas temperaturas registradas na cidade.

 

Abraço Quente

 

Além do Centro Pop, a pedido da primeira-dama de Cuiabá, Virginia Mendes, a campanha Abraço Quente buscou arrecadar agasalhos, cobertores e calçados para atender a quem mais precisa. A Prefeitura recebeu 2.826 cobertores através de doações realizadas por empresários, secretários municipais, amigos e a própria população.

 

“Quero agradecer a todos que colaboraram com esta ação emergencial, pois o frio não espera e as pessoas estavam sofrendo com a queda da temperatura. Por isso iniciamos a campanha junto à população e aos empresários locais. Pelos resultados alcançados em tão pouco tempo, consideramos uma ação muito bem sucedida”, afirmou Virginia Mendes.

 

Foram atendidas nove Comunidades Terapêuticas, 42 Entidades Não-Governamentais, além dos Centros de Referência de Assistência Social, os abrigos, albergues e o Centro POP.

 

“A população de Cuiabá é muito calorosa e esse calor vem do coração. Agradecemos em nome da Secretaria de Assistência Social a todos que colaboraram com essas ações, que sem dúvida possuem resultado comprovado, com prioridade para a população que mais precisa, extremamente pobre. Continuamos na busca constante de atingir os objetivos do Plano Cuiabá Sem Miséria”, disse o secretário José Rodrigues.

 

Anjos da Noite

 

Devido às baixas temperaturas, a Prefeitura de Cuiabá disponibilizou uma van da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano para fazer o atendimento dos moradores de rua. Foram realizados 150 atendimentos pela abordagem social, distribuídos 146 cobertores e outras quatro pessoas foram encaminhadas para unidades de acolhimento, registrando um total de 253 atendimentos.

 

O serviço está sendo oferecido nas duas unidades dos CREAS e no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros POP).

 

O CREAS Centro está localizado na Rua Barão de Melgaço, s/n, Bairro Porto (Centro Sul) e o CREAS Norte localiza-se na Rua 01, esquina com Rua 03, s/n, Bairro Morada do Ouro.

 

As ações foram realizadas nas praças do Bairro do Porto, Região do CPA, Morada do Ouro, Praça Ipiranga, Praça Clovis Correa Cardoso, Praça da República, Praça da Farinha, Praça Maria Taquara, Região da Rodoviária e Centro Histórico.