Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

15 de Março de 2012 16h00

Assistência Social, Saúde e Educação de Cuiabá desenvolvem plano conjunto de ações junto à Coopermar

15/03/2012

Patrícia Neves-SMASDH-3645-6810

Os profissionais da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) da prefeitura de Cuiabá - por meio do programa Valorizando Vidas, através da Cooperativa de Produtores de Materiais Recicláveis (Coopermar) de Cuiabá - já realizaram visitas técnicas a 83 cooperados dentro do Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF).

Também realizaram a inserção de dados para o Cadastro Único (CadÚnico) e a promoção de oferta de cursos de camareira, recepcionista, azulejista  e de estética, por meio dos Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (realizado em parceria com o Sistema S).

As atividades integram Plano de Ações desenvolvidas conjuntamente entre as Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação, Saúde e Habitação.

A iniciativa visa levar serviços e, consequentemente, melhor qualidade de vida aos cooperados que atuam no aterro sanitário de Cuiabá. A iniciativa teve como fomentadora a primeira-dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo, e nasceu em julho de 2011. 

Socioeconômico

A Secretaria de Assistência Social, de maneira conjunta, trabalhou na elaboração de um levantamento socioeconômico das famílias (por meio da aplicação de um questionário) para saber quais eram as reais demandas. Posteriormente a tabulação dos dados, foi possível que as secretarias envolvidas na ação, traçassem estratégias de trabalho definidas até março.

Coube ainda à SMASDH a inclusão das filhas dos cooperados com idade entre 7 e 14 anos e 11 meses no Programa Siminina. A inclusão é garantia da permanência dos filhos dos cooperados com idade entre 15 e 17 anos no Programa PróJovem Adolescente. É previsto ainda a realização de novas visitas domiciliares aos novos cooperados, com objetivo de diagnosticar as necessidades socioeconômicas para atendimento e acompanhamento, até o mês de dezembro de 2012.