Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

14 de Março de 2012 08h24

Assistência Social oferta projetos e ações em 60 pontos de Cuiabá

14/03/2012

Patrícia Neves/Assessoria SMASDH-3645-6810

Concessão de benefícios, oferta de projetos educativos e serviços que visam garantir o sistema de proteção social para as famílias vulneráveis de Cuiabá são algumas das ações desenvolvidas em 60 pontos da capital (contemplando estrategicamente as quatro Regionais), por meio da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) da prefeitura de Cuiabá.

Atualmente, Cuiabá possui cerca de oito mil crianças e jovens inseridos em projetos sociais, que atuam frente a situações de vulnerabilidade social. Outras 21,7 mil são beneficiadas com a transferência de renda por meio do Bolsa Família. “Isso sem contar a demanda espontânea diária atendida”, pontua a secretária titular da pasta, Regina Kaizer.

Acessos

As ações são realizadas nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), dois Centros Especializados de Assistência Social (CREAS), quatro Centros de Convivência para Idosos (instalados nos bairros Altos do Coxipó, Novo Horizonte, CPA 3, e Dom Aquino), além de cinco casas de abrigamento (Casa de Amparo às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, Casa da Retaguarda, Centro de Triagem Abordagem Solidária, Albergue Municipal e Missão Atalaia).

Espaços como centros comunitários e associações de moradores também são empregados em parceria com a comunidade para o sucesso das ações.

“É muito bom saber que ela está aqui durante toda à tarde participando de uma série de atividades. Muitos pais não possuem parentes e nem condições de pagar alguém para tomar conta de seus filhos”, relata Gelza Maria Guarin, moradora do Jardim Vitória.

Sua filha, de 8 anos, participa das atividades de dança, coral, teatro e letramento realizadas no Programa Siminina (realizado pela prefeitura de Cuiabá há 15 anos). As atividades são realizadas no espaço do Centro Comunitário. No total, 100 meninas (na faixa-etária de 7 a 14 anos) são atendidas nessa unidade.