Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

16 de Setembro de 2010 16h25

Assistência Social economiza com inovações técnicas na administração

16/09/2010

Marcia Caetano-Assessoria/Smasdh

Diretores, gerentes e técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, participaram nessa quarta-feira (15-09) de um treinamento em Logística e Planejamento.

O diretor administrativo da Pasta, Carlos Caetano, distribuiu planilhas e mostrou o planejamento feito com as equipe, com o objetivo de gerar economia e facilitar o controle e organização nas 56 unidades de atendimento da assistência social, onde são servidas, em média, 15 mil refeições/dia.

De acordo com o administrador, as novas planilhas foram elaboradas com base nos cardápios desenvolvidos pelas nutricionistas. Obedecem às diferenças de cada tipo de usuário, a exemplo de idosos, crianças, adultos e adolescentes. A regulamentação de acordo com a nova estratégia adotada, vai permitir uma economia imediata de 10 mil reais por mês.

O mesmo planejamento, informou, foi desenvolvido para a logística no transporte de atendimento das unidades, o que também deve se reverter em economia para o setor.

O secretário Jader Moraes convidou os servidores a participarem das novas estratégias com motivação. Também falou sobre as notícias veiculadas na mídia, sobre uma possível saída dele da Assistência Social, para assumir outra secretaria:

“Estamos aqui para servir, na qualidade de profissional, de técnico. As questões políticas devem ser resolvidas pelos políticos. Enquanto estivermos à frente desta Pasta vamos nos empenhar para avançar e alcançar nossas metas, de acordo com o aprovado no Planejamento Anual. Essa nova estratégia para a administração visa atingir praticidade e economia; por isso precisamos do empenho de todos”.

Conforme Moraes, 'esta mudança de paradigmas, que obedece a ritos técnicos, com tipificação dos serviços e planejamentos, vai proporcionar maior celeridade e transparência a toda a administração'. Ele acentua que a Secretaria de Assistência Social trabalha com poucos recursos, "e com essas pequenas mudanças e adaptações vamos ainda conseguir realizar, outros serviços como as reformas das unidades”.