Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

20 de Junho de 2011 17h39

Assistência social define projeto para melhorar o transporte de deficientes

20/06/2011

Marcia Caetano-Smasdh

Melhorar o transporte especializado para deficientes, com a reforma e ampliação do serviço através do “Projeto Buscar”, foi a pauta da reunião realizada na última sexta feira (17-06), na secretaria de Assistência Social, com a participação de representantes de associações de deficientes, Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Deficiente, o representante do Ministério Público, promotor de Justiça Miguel Slhessarenko, secretário de Assistência Social, Mário Lúcio Guimarães e Secretário Municipal de Trânsito e Transporte Urbano - SMTU, Edvá Pereira Alves.

O Presidente do Conselho de Deficientes, Heron Carlos de Souza, criticou o serviço de transporte dos deficientes, que ele considera sucateado. “Os micro-ônibus têm em média 12 anos de uso, são velhos, precisam passar por reformas. No projeto havia a previsão de 10 carros, mas agora são apenas seis. Vamos continuar as reivindicações mantendo os representantes dos deficientes mobilizados”, desabafou.

Para o secretário Mário Lucio, as reclamações dos usuários do Projeto Buscar são legítimas e exigem um posicionamento dos empresários ligados à Associação Mato-grossense dos Transportes Urbanos (MTU).

“A frota é muito antiga, apresenta falhas mecânicas constantemente, atrasa muito o atendimento e os motoristas são despreparados para lidar com os deficientes. Atualmente cerca de 800 pessoas estão cadastradas no Buscar, mas somente a metade consegue agendar atendimento. Os empresários precisam tomar conhecimento da pauta de reivindicação dos deficientes”, informou o secretário.