Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

03 de Outubro de 2011 10h07

Assistência Social de Cuiabá promove palestra para jovens em cumprimento de medida judicial

03/10/2011

Sandrine Gahyva- Secom Cuiabá: 8453-2866


Mais de 40 adolescentes, em cumprimento de medidas judiciais, participaram da palestra “Desenvolvimento Profissional”, ministrada no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), na tarde de 30 de setembro (sexta-feira). A ação faz parte do programa municipal “Proteção Social a adolescentes em cumprimento de medidas sócio-educativas”, coordenado pelos Centros de Referência Especializado de Assistência Social ( CREAS). A apresentação contou com a participação da secretária da SMASDH, Regina Kaezer.

Dentro do programa, as palestras são bimestrais, e a cada edição um tema contemporâneo da juventude cuiabana é abordado. Como explica a gerente do CREAS Centro, Hélida Costa e Silva, a temática debatida é escolhida de acordo com a demanda do grupo de jovens em cumprimento de medida. “É feito uma análise junto aos adolescentes. Neste caso, a maioria dos 40 jovens está saindo da adolescência e indo para o primeiro emprego. Estão ávidos para trabalhar”, destaca.

Hélida frisa que, a inserção destes jovens no mercado de trabalho é determinante para a ressocialização. “Muitos destes menores cometeram atos infracionais por não terem recursos para adquirir objetos de desejos de um jovem. Oferecer a eles uma oportunidade de emprego pode fazer toda a diferença”.

Ressocialização

Cuiabá possui 138 adolescentes e jovens, entre 12 e 21 anos, em cumprimento de medida. Neste caso, são pessoas que cometeram atos infracionais leves, sendo a medida judicial adotada a Liberdade Assistida (LA) ou Prestação de Serviço à Comunidade (PSC).

A gerente do CREAS Centro diz que, uma das determinações judiciais para os jovens, quando enquadrados na PSC, é o trabalho não remunerado a algum órgão municipal ou em empresas parceiras desta ressocialização.

“Tudo vai depender do perfil do adolescente. Se determinado pelo judiciário ele é enviado a algum deste órgãos em caráter de acompanhamento. Se após o cumprimento ele tiver destaque, é contratado pela empresa. Este é o ponto alto da ação, pois conseguimos resgatar um adolescente”, elenca Hélida.

Objetivo: O programa “Proteção Social a adolescentes em cumprimentos de medidas sócio-educativas” tem a finalidade de prover a atenção sócio-assistencial, e acompanhar o adolescente em cumprimento de medida sócio-educativa, determinada judicialmente.