Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

31/07/2013

José Rodrigues Rocha Junior

*José Rodrigues Rocha Junior

O primeiro Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua de Cuiabá, conhecido como Centro Pop, iniciou há uma semana os serviços de atendimento aos moradores de rua da cidade, com o objetivo de amenizar a situação em que vivem estas pessoas e, sempre que possível, encaminhá-los aos serviços disponíveis na rede municipal e/ou levá-los de volta pra casa.

O Centro Pop começa com a previsão de atender, em média, 80 pessoas por mês, mas este número pode ser bem maior. Prova disso foi a primeira semana, em que 17 moradores de rua foram atendidos e os outros 60 que já estão abrigados receberam kits contendo produtos de limpeza, cobertor e chinelos. Na casa, situada na região central de Cuiabá (Rua Pedro Celestino), as pessoas podem tomar banho, se alimentar e descansar nas duas salas disponíveis.

Além da indicação “boca-a-boca” entre os próprios moradores de rua, a Prefeitura de Cuiabá também realiza a busca ativa, abordando, entrevistando e oferecendo os serviços de assistência do Centro Especializado a essa faixa da população cuiabana, através dos “Anjos da Noite”.

Sabemos que existem muitas pessoas que necessitam de auxílio e colaboração para enfrentar as más fases que a vida apresenta e, portanto, nada mais justo que o poder público tenha essa consciência e estenda a mão – e os serviços sociais – às pessoas que mais precisam.

O Centro POP visa, através de uma equipe interdisciplinar (assistentes sociais e psicólogos), prestar atendimento, encaminhamento e acompanhamento de usuários que frequentam o local, disponibilizando alimentação (café da manhã, almoço e lanche) e higiene pessoal. A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá promoveu a capacitação dos profissionais que estão prestando os serviços para esse público.

Os objetivos deste serviço são, dentre outros: possibilitar condições de acolhida na rede socioassistencial de Cuiabá; contribuir para a construção de novos projetos de vida, respeitando as escolhas dos usuários e as especificidades do atendimento; contribuir para restaurar e preservar a integridade e a autonomia da população em situação de rua; e promover ações para a reinserção familiar e/ou comunitária.

A unidade também busca estimular a consciência e solidariedade da nossa sociedade, pois receberá doações de agasalhos, cobertores, sapatos e outros itens que possam amenizar as condições em que vivem os moradores de rua. Todas as outras unidades da Secretaria de Assistência Social, inclusive a sede, estão disponíveis para receber as doações da campanha “Abraço Quente”, que segue até o dia 23 de agosto.

* JOSÉ RODRIGUES ROCHA JUNIOR é advogado, secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, membro titular da Comissão Intergestores Bipartite – CIB / Governo do Estado (Setas) e membro titular da Comissão Intergestores Tripartite – CIT / Governo Federal (MDS).