Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

12 de Junho de 2012 15h13

Alunos mobilizam sociedade em caminhada contra trabalho infantil

12/06/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810


Para despertar a sociedade sobre a perversidade quanto à exploração da mão de obra infantil, mais de mil crianças atendidas por projetos sociais dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Poconé, participaram da caminhada do Dia Mundial para Erradicação do Trabalho Infantil, marcado no dia 12 de junho, em 53 países.

As atividades, coordenadas pelo Fórum de Erradicação ao Trabalho Infantil (Fepeti) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), foram realizadas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

“Os projetos sociais propiciam atividades para o desenvolvimento pedagógico, cultural e desportivo de cerca de sete mil crianças em Cuiabá atendidas por nossos projetos Peti, Siminina e Projovem”, explicou a secretária Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Regina Kaizer.

Ela ainda pontuou que apesar do empenho no desenvolvimento de ações, a estrutura familiar necessita estar engajada e ter conhecimento dos prejuízos causados ao desenvolvimento físico e intelectual da criança pela atuação no trabalho, em detrimento de ambientes escolares. “A criança precisa brincar, aproveitar esse período especial de sua vida”, disse.

O coordenador regional de projetos da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Antônio Mello Rosa, reconheceu que há esforços, dos governos estaduais, municipais e federal, para mudança do cenário atual. Mas elencou que os investimentos na área de educação, saúde e assistência social devem ser ampliados.

Sobre as metas estipuladas pela OIT ele frisou que “até 2016 queremos extinguir as piores formas de trabalho infantil, e até 2020 a prática do emprego com a exploração de mão de obra”.

“É preciso lembrar que o trabalho doméstico é uma porta para outras violências. Estamos imbuídos nesse propósito, mas precisamos da colaboração da sociedade, da mídia, para que ajudem nesse processo”, explicou o superintendente do Trabalho e Emprego, Valdinei Arruda.

Atividades

Após a caminhada da guarita principal da UFMT até o ginásio, os alunos assistiram as apresentações culturais do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti), Siminina e Projovem.  O encerramento da programação foi realizado com um show da dupla Nico e Lau, que tem apoiado a luta para erradicação do trabalho infantil.

A coordenadora de Proteção Social da Secretaria de Assistência, Cristiane Almeida, frisou que no decorrer deste mês, palestras sobre a temática também serão desenvolvidas nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e nos Centros de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS). A ideia é organizar a sociedade de modo geral a se mobilizar e denunciar situações que envolvam o trabalho infantil.

Reconhecimento

Durante a solenidade a secretária Regina Kaizer, o procurador de Justiça, Paulo Prado, o secretário adjunto de Assistência Social do Estado, José Rodrigues, o superintendente regional do Trabalho, Valdinei Arruda, o procurador chefe do Ministério Público Estadual, Tiago Gurjão Alves Ribeiro e o coordenador regional da OIT, Antônio de Mello Rosa, receberam o marco legal contra o trabalho infantil grafitado pelo artista plástico Diogo Rodrigues, que atua como instrutor do Programa Siminina.  

São parceiros das atividades para a erradicação do trabalho infantil, o Ministério Público do Trabalho (MPT), Associação de Produtores de Soja (Aprosoja), Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão, Sindicato dos Servidores do Ensino Público (Sintep), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (SME), dentre outros.