Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

19 de Junho de 2012 14h14

Albergue Manuel Miraglia recebe projeto "Resgatando a Autoestima"

19/06/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810


Palestras educativas sobre doenças sexualmente transmissíveis, trabalho, direitos e deveres, cidadania, promoção de atos de higienização, como corte de cabelo, manicure e pedicure, implantação de horta, emissão de documentos e promoção de jogos educativos integram o calendário e os serviços ofertados por meio do projeto “Resgatando a Autoestima”, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, em parceria com a organização não governamental Pró-Infância.

A ação, que se estenderá até o dia 29 de junho nas cinco casas de acolhimento mantidas pela Prefeitura de Cuiabá teve início na manhã desta sexta-feira (19/06), no Albergue Manuel Miraglia. A unidade abriga a um total de 58 pessoas, sendo sete delas, crianças.

Acolhido no Albergue Municipal Manoel Miraglia há 14 dias, Jonathan Corrêa Cipriano, 36 anos, é oriundo de Campo Grande (MS) e diz que o trabalho desenvolvido pelas equipes da Secretaria não se limitam ao assistencialismo. ”Aqui se preocupam com o todo, com os direitos, os deveres de cada cidadão”.

Jonathan possui formação acadêmica em gastronomia e diz que foi para Rondônia a procura de trabalho. Sem êxito, veio para Mato Grosso e pretende voltar para Campo Grande, onde mora seu filho.

A secretária Municipal de Assistência Social, Regina Kaizer, pontua que muitos dos atendidos são oriundos de outros Estados e, até de outros países. “Muitos chegam aqui em busca de um trabalho, mas sem que possua nenhuma referência e as nossas casas servem a esse propósito. É importante dizer que também auxiliamos a inclusão produtiva, a inserção no mercado de trabalho e ofertamos por meio de nossos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) qualificação gratuita do Pronatec. Temos cursos de salgadeiro, de padeiro, de recepcionista, eletricista. Estamos atuando em várias frentes para auxiliar as pessoas que se encontram em situações extremas de vulnerabilidade social”.

A gerente do Albergue Municipal, Angela Meirice do Espírito Santo, destaca que além das atividades realizadas diariamente, com o acompanhamento social de todos os acolhidos, o projeto é um instrumento de reconhecimento de cidadania. “Aqui lidamos com pessoas que enfrentam severas mazelas, que possuem necessidade de tudo. Essa ação é muito importante para todos que aqui estão”.

Há dois meses na unidade, Andréia Sueli Ferreira, de 34 anos, conta que teve muito apoio da unidade para poder enfrentar um período turbulento, o nascimento do segundo filho, Davi Lucas, que teve sérias complicações de saúde. “Somos bem atendidos aqui”, sintetiza.

Sueli, o marido, e um filho de um ano e quatro meses são de São Paulo e irão embora para Curitiba (PR) ainda essa semana. “Vamos em busca de um sonho”. 

Atividades

As atividades do projeto “Resgatando a Autoestima” serão realizadas nas cinco casas de acolhimento: Casa de Apoio Missão Atalaia de Jesus, Casa de Retaguarda, Abordagem Solidária, Albergue Municipal Manuel Miraglia, Casa de Amparo, e nas unidades Norte e Centro dos Centros de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS).

O projeto terá continuidade no dia 20 no Albergue Manuel Miraglia. Já no dia 21 as atividades serão realizadas na Casa de Retaguarda Dr. Paulo Prado, das 8h às 18h.