Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

25 de Fevereiro de 2011 16h55

Adolescentes assistidos pelo CREAS participam de atividades educativas

25/02/2011

Marcia Caetano/Smasdh

Cerca de 50 adolescentes, grande parte acompanhada pelos pais, participou de atividades educativas nesta sexta feira (25-02), no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano.

O encontro faz parte da programação desenvolvida pelo Centro de Referencia Especializado da Assistência Social – CREAS no atendimento de jovens que foram retirados de situação de exploração do trabalho infantil ou cometeram ato infracional de menor gravidade e que, por determinação judicial ,cumprem  medidas sócio-educativas.

As palestras educativas que acontecem uma vez por mês são realizadas por todo o staff multidisciplinar do CREAS e conta com palestrantes parceiros.

O auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e coordenador do Núcleo de Erradicação do Trabalho Infantil, Leandro Carvalho, falou aos jovens sobre a possibilidade de cada um se preparar para o mercado através do Programa Menor Aprendiz e da necessidade de se conscientizar comerciantes e a sociedade em geral,  para não contratarem mão de obra fora do programa. O trabalho em condição degradante e irregular prejudica a formação e a constituição física e emocional do jovem, que ainda está em formação” concluiu Leandro.

A Coordenadora do CREAS, Hélida Costa, disse que em Cuiabá mais de 60 jovens estão no programa de medidas sócio-educativas e que muitos, depois de voltarem à escola regular, foram absorvidos pelo mercado de trabalho com carteira assinada.

“Fazemos atendimento multiprofissional com psicólogos e assistente social, tanto para o jovem como para sua família. Temos casos de jovens que se qualificaram e voltaram para a escola, e agora estão no mercado de trabalho através do Programa Menor Aprendiz. Temos algumas empresas que abrem vagas e nossa equipe acompanha o crescimento desses jovens. Isso é gratificante” explicou a coordenadora.