Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

09 de Outubro de 2013 16h53

Ações de combate ao trabalho infantil em Cuiabá serão levadas a outros países

09/10/2013

Euziany Teodoro


O diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho, Guy Ryder, esteve hoje (09) em Cuiabá para conhecer duas ações desenvolvidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e aplicado em Mato Grosso pela parceria entre a Prefeitura da Capital e Governo do Estado, assim como outras instituições, de combate ao trabalho infantil e trabalho escravo.

 

Os programas “Me Encontrei” e “Ação Integrada” serão apresentados a representantes de 153 países que estarão em Brasília (DF), amanhã (10), durante a 3ª Conferencia Mundial Sobre o Trabalho Infantil.

 

“Há diferentes elementos para combater o trabalho infantil e escravo: a legislação, uma inspeção adequada, políticas de educação, proteção social e vontade política em todos os níveis. Cuiabá está enfrentando esse problema de frente e vamos levar esse exemplo ao mundo”, afirmou Guy Ryder.

 

O prefeito Mauro Mendes recebeu a comitiva da OIT na companhia dos secretários municipais de Assistência Social, José Rodrigues da Rocha Júnior, e de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Elias de Andrade.

 

Para o prefeito, uma grande mudança social está sendo consolidada em Cuiabá. “Nosso estado sempre foi visto como região de incidências de trabalho infantil e análogo à escravidão. Ao longo dos últimos anos, temos conseguido avanços significativos e seremos exemplo a ser seguido no Brasil e também fora do país”, disse Mauro Mendes.

 

Os projetos “Me Encontrei” e “Ação Integrada” têm como objetivo combater o trabalho escravo e o trabalho infantil através de iniciativas de qualificação e (re)inserção profissional. Essas ações se tornaram conhecidas em todo o mundo, como ações positivas e reconhecidas como boas práticas e é reproduzida nacionalmente e em outros países.

 

“Em Cuiabá temos 237 crianças que foram retiradas do trabalho infantil e fazem parte desses programas. Desse total, 97 adolescentes estão em salas de aula do sistema S, como Senai e Senar, recebendo  com qualificação profissional e se tornando menores aprendizes. Eles estão efetivamente mudando sua realidade e de sua família”, avaliou o secretário José Rodrigues.

 

Durante o dia, a comitiva da OIT conheceu pessoalmente as ações desenvolvidas com os adolescentes.

 

Também são parceiras na realização dos projetos as seguintes instituições: a UFMT, a Fundação UNISELVA, o SENAI, SESI, SENAR, SENAC, o SINTEP, a PRT 23ª, a Secretaria Estadual de Educação, a Pastoral do Migrante, além de empresas e associações privadas.