Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

1º Mutirão da Pessoa com Deficiência será realizado neste sábado

19/09/2013

Secretaria de Comunicação de Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizam, neste sábado (21), das 8h às 16h, na Praça Cultural do bairro Parque Cuiabá. Serão oferecidos serviços de várias secretarias municipais e organizações não-governamentais.

A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá disponibilizará inscrições ao Cadastro Único da Assistência Social (CadÚnico), Bolsa Família, aos cursos do Pronatec e outros programas sociais do município.

A Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos estará à disposição para confeccionar o cartão de estacionamento para pessoas com deficiência.

A secretaria de Cidades dará orientações e cadastrará os interessados a obter um imóvel através do Programa Minha Casa, Minha Vida, voltado às pessoas com deficiência.

A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico levará o Caminhão do Peixe à praça cultural, que oferecerá as espécies de peixe tambacu e tambatinga, comercializadas a R$ 6,50/kg com vísceras e escamas; e R$ 8,00 o quilo do pescado limpo. Além disso, também orientará sobre o Programa 100% Cidadão, que oferece qualificação profissional e, posteriormente, a possibilidade de financiamentos para microempreendedores.

A Secretaria de Saúde fará o trabalho de educação inclusiva, além de atendimentos médicos no local, como aferição de pressão. Também serão confeccionados cartões do SUS.

A secretaria de Educação orientará e oferecerá o serviço de ecoterapia, importante recurso para que pessoas com deficiência desenvolvam melhor os movimentos motores.

Já a Secretaria de Serviços Urbanos entregará mudas de árvores para serem plantadas na região, visto que o Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro, dia do evento.

Atualmente, em Cuiabá, 23% da população tem algum tipo de deficiência, o que corresponde a aproximadamente 126.500 pessoas. “A atenção adequada, o tratamento humanizado, o acesso a bens e serviços e o respeito aos limites dessas pessoas é algo muito relevante, tanto para o poder publico, quanto para a iniciativa privada”, afirmou o secretário de Assistência Social de Cuiabá, José Rodrigues Rocha Junior.

O telefone para mais informações é o (65) 3645-6835.